#GuestPost Como implementar a análise de dados em 3 tempos

Esse post é de autoria de Kaique Oliveira, especialista em Analytics e instrutor do curso Criação de Dashboards para Marketing Digital. Leitores do blog possuem 10% de desconto, basta utilizar o código midializado na inscrição.



Se você trabalha com análise de dados e vive com um sentimento estranho, pois parece que o seu time está sempre atrasado, desatualizado ou ocupado com demandas supérfluas, saiba que este é o cotidiano de muitos outros profissionais da área. A maior parte das pessoas está na mesma situação devido à falta de organização do departamento de inteligência de dados dentro das empresas e agências.

Alguns focam em olhar o passado, outros o presente e ninguém tem tempo de falar do futuro, que é o que faz um negócio sobreviver. Pare por um minuto e tente calcular quanto tempo você investe com análises de futuro. Se você chegou a conclusão que é pouco ou nada, saiba que o seu trabalho está próximo de ficar obsoleto.

O objetivo deste conteúdo é ajudar você a implementar ou aprimorar o seu projeto de análise de dados com base em três tempos: presente, passado e futuro. Com esta sequência você irá tornar o seu trabalho mais relevante e poderá otimizar melhor os recursos em cada fase.

 

  1. PRESENTE

Com a velocidade que as coisas acontecem você precisa ter controle primeiro do presente. O que acontece agora impacta no seu passado e no seu futuro. Se não há recurso suficiente para executar todos os tempos, comece pelo agora.

Esta fase exige mais tempo de planejamento do que execução. Para analisar o presente é preciso ter um plano estruturado, que preveja a evolução deste projeto para as próximas etapas e garanta todos os requisitos necessários de qualidade. Discutimos sobre este modelo de planejamento no Insightee, dentro de  “O que aprendemos e como continuar estudando sobre métricas/BI”.

Lembre-se que para colocar esta etapa em produção é preciso focar no que é realmente relevante, ou seja, um mapeamento de indicadores que contenha os KPIs necessários para tomar decisões com base no presente e como eles serão disponibilizados. Caso a sua relação seja baseada entre cliente e agência, este é o momento de vocês reforçarem o laço de relacionamento e trabalharem a empatia. Esta reflexão deve ajudá-los nessa fase “Se eu fosse seu cliente, eu faria tudo diferente”.

Índice Estimado de Esforço (1-5)*:

Custo ✪ ✪ ✪

Tempo ✪ ✪

Escopo ✪ ✪ ✪

*O Índice de Esforço irá variar de acordo com as soluções e complexidade do projeto.

 

  1. PASSADO

Analisar o passado te ajuda a melhorar a visão do presente e preparar-se para o futuro. Ao longo da primeira fase, que é o agora, você irá criar um histórico de dados e este rastro precisa ser armazenado de forma adequada e utilizado como parâmetro para as suas análises.

Esta fase exige maior envolvimento técnico do time de tecnologia, porque você precisa pensar adequadamente no armazenamento e na disponibilização das informações.

Entenda que um time de dados de sucesso é formado por uma equipe multidisciplinar e isso foi comprovado em “Qual é a importância do profissional de análise de dados na publicidade?”. Você não precisa entender de tudo, basta saber gerenciar e relacionar o seu trabalho com as demais especialidades.

Índice Estimado de Esforço (1-5)*

Custo ✪ ✪ ✪ ✪ ✪

Tempo ✪ ✪ ✪ ✪

Escopo ✪ ✪ ✪ ✪

*O Índice de Esforço irá variar de acordo com as soluções e complexidade do projeto.

 

  1. FUTURO

Analisar o futuro é o que diferencia você da sua concorrência. Se os seus dois primeiros tempos foram bem implementados, a sua dificuldade de criar visões preditivas será menor e o seu projeto terá maior visibilidade.  Qual empresa não quer prever resultados? Chegar neste estágio é navegar em um mar que poucos tem acesso.

Quando estiver nesta etapa você deve incluir um conhecimento técnico mais robusto, que envolva estatística e programação, para a aplicação de modelagens preditivas e análises avançadas como regressão linear, comparativos e aplicação de inteligência artificial.

Índice Estimado de Esforço (1-5)*

Custo ✪ ✪ ✪

Tempo ✪ ✪ ✪

Escopo ✪ ✪ ✪ ✪

*O Índice de Esforço irá variar de acordo com as soluções e complexidade do projeto.

Para concluir, o segredo da implementação de um projeto de análise de dados de sucesso está em entender a importância de cada tempo e saber trabalhar com os recursos disponíveis sem perder a qualidade. O conhecimento em gerenciamento de projetos pode te ajudar a obter uma alta performance em cenários como este, pois gerir é otimizar custo, tempo e escopo. Boa sorte! 🙂

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *