Minhas referências para o estudo de Mídias Sociais

De vez em quando alguns amigos e conhecidos me perguntam o que costumo ler e acompanhar sobre estudos em mídias sociais.

Antes de mais nada, eu uso o Google Reader para acompanhar tudo que está aqui. Através dos Feeds RSS, todos os posts que esses blogs abaixo colocam, eu leio em um único lugar. Demora um pouco para se acostumar, mas é muito prático e rápido.

Não vou detalhar as referências mais informativas, que me deixam atualizado sobre o que está acontecendo. Só vou lista-los: Brainstorm 9,  Adivertido, Blog Mídias Sociais, Comunicadores de PlantãoMídiasSociais.net e IDG Now! Internet. Acredito que, acompanhando esses, você consegue já ficar bem informado do que acontece nas mídias sociais.

Agora vou listar os que eu uso para refletir criticamente ou pensar novas visões.

Mashable (em inglês)

Apesar de ser também bastante informativo (praticamente um noticiário das mídias sociais), é a principal fonte no mundo na área. Eles fazem análises, críticas e até mesmo tem dicas técnicas (vejam a seção HOW TO, que é bem legal). Para se ter uma idéia da importância desse site, todos os sites listados mais acima sempre buscam as informações no Mashable. Então, para quem quer uma formação completa e sabe um pouco de inglês, só lendo o Mashable já está meio caminho andado.

Blog Tecneira

O Tecneira também segue a mesma linha do Mashable e busca sempre noticiar fazendo análises. O bom é que ele sempre busca os grandes destaques, o que serve como um filtro para os leitores.

De Repente

Um excelente blog do Rafael Sbarai, em que ele faz análises muito bacanas, principalmente focado na interatividade e novas tendências em mídias sociais. Está na lista das leituras que me fazem olhar horizontalmente.

Dossiê Alex Primo

Está na minha lista dos indispensáveis para ler. Eu, particularmente, tenho um grande interesse na visão acadêmica das mídias sociais e Alex Primo, ao meu ver, é uma grande referência teórica. Todos os seus posts sempre contribuem para meu conhecimento.

Social Media Today (em inglês)

Esse site é uma coletânea de artigos sobre diversos pontos das mídias sociais. Sempre com um foco mais analítico-crítico, é uma excelente fonte para estudar e clarear a mente. Recomendo fortemente.

Socialnomics (em inglês)


Do teórico Erik Qualman, autor do livro Socialnomics, o blog aborda mais a questão do impacto das mídias sociais no atual contexto sócio-econômico. Eu, particularmente, sou bastante fã das análises, que sempre buscam sair fora da caixa.

Tiago Dória Blog

Acho que, dentro de todos esses listados, é o que mais desperta meu interesse. Suas análises se focam nas pessoas e nas interações, nos impactos e na apropriação social das mídias sociais. Além disso, ele tem um foco maior na questão do acesso à informação, o que é bem legal.

Viu Isso?

De Michel Lent, o blog busca abordar pontos fora-da-curva, ou seja, assuntos que costumamos não pensar ou analisar. É ótimo para pensarmos em possibilidades e visões além do tradicional.

Raquel Recuero

Outra grande teórica acadêmica. Junto com Alex Primo, foca-se mais nas interações e nos impactos das mídias sociais. É ótima para olharmos as mídias sociais fora do contexto do mercado. O grande pecado do blog é não ter uma fonte de RSS.

Pensar Enlouquece, Pense Nisso

De Alexandre Inagaki, é um excelente blog sobre os impactos da internet na sociedade, com uma grande pitada de mídias sociais.

Carnet de Notes

Do teórico André Lemos, é um blog aonde ele publica seus últimos estudos sobre internet e sociedade. Eu mesmo tenho diversos livros dele e recomendo bastante para quem quer estudar academicamente.

Webinsider

É um site que agrega diversos artigos sobre comunicação, não servindo apenas para as mídias sociais. É excelente e sempre tem artigos ótimos.

Esses são os principais, na minha opinião. Mas é bom lembrar que não devemos apenas nos focar em ler sobre a área. A formação sempre deve ser diversificada.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *