Dica de software: Corel Painter 11
Pra quem curte ilustração e design, hoje vou dar uma dica (quase propaganda) de um software muito bacana que conheci somente a um tempo atrás, por resistência a “produtos Corel”.
Desde que comecei a trabalhar com design sempre usei softwares como o Photoshop ou o Illustrator. Como nunca ( e isso é nunca mesmo!) ouvi alguém me contar alguma coisa de bom do Corel, também não busquei alternativas, até que um tempo atrás no trabalho meu chefe me perguntou: “Você conhece o Corel Painter?”
Fiquei com aquela cara de bobo e disse que não obviamente, mas resolvi procurar pra saber mais a respeito e me surpreendi quando encontrei o Painter 11. É um software completamente insano que simula mais de 20 tipos de pintura como aquarela, lápis de cor, guache, sumi-e (técnica japonesa de pintura), tinta óleo…etc…
Ainda, dentro de cada tipo de pintura há uma série de presets que você pode escolher para seus pincéis como lápis desapontado e lápis apontado (sim, ele tem essa opção!). Confesso que ainda não consegui testar todos, de tantas opções disponíveis. O Painter ainda tem alguns detalhes bacanas como por exemplo ao usar tinta aquarela você pode literalmente adicionar água na camada em que você está trabalhando sua arte para suavizar a cor ou mesmo para misturar cores diferentes.
Outra funcionalidade bem interessante é a possibilidade de mudar a textura do papel. Ah, como assim? Por exemplo, um papel mais poroso para absorver mais tinta (mas confesso que ainda não tive tempo de testar como funciona isso!).
www.atlasmedialab.com