Como se destacar na área de Business Intelligence

Já fiz alguns posts (como esse) mostrando alguns caminhos para quem quer migrar ou iniciar na área de B.I. Agora, gostaria de dar algumas dicas para se tornar um profissional de destaque ou diferenciado dentro do mercado.
Só reforçando que tudo é baseado em minha experiência profissional e também em conversas com outros profissionais do mercado.

Tenha uma noção dos principais meios

Um profissional médio de B.I. costuma dominar métricas de site (Google Analytics) e ter uma noção sobre mídia online (Google e Meta, principalmente). Contudo, um profissional diferenciado também possui noção de outros canais, que acabam influenciando nos resultados.
CRM, Search, Mobile App, SEO e Vídeos são alguns dos outros meios que são ativados em campanhas e que o profissional de BI pode entregar análises integradas, principalmente quando pensamos na jornada do consumidor dentro desses múltiplos canais.

Embase as análises com estatística

Uma boa análise de dados possui contexto e embasamento sólido por meio de evidências e,  por isso, que a principal forma de aplicar esse fundamento é a Estatística. Não precisa ser expert, mas basta saber conceitos básicos (como mediana) que já ajuda muito a defender sua análise.
Boa parte da estatística aplicada em B.I. traz resultados relevantes quando temos histórico de dados, então um bom profissional de B.I. sempre vai organizar ou ir atrás dessa base histórica para poder construir um raciocínio de análise consistente.

Tenha uma comunicação direta e didática

Um dos grandes vícios de um profissional de B.I. é não conseguir traduzir ou transmitir o que os dados estão mostrando de forma clara, sucinta e didática para seu receptor. Isso vale tanto para comunicação escrita quanto verbal.
Uma boa forma de melhorar sua comunicação é evitando usar muitos detalhes técnicos quando a audiência é mais executiva ou fora da área de B.I.. Por exemplo, ao invés de falar “O CTR dos anúncios da campanha foi 25% melhor que nossa média“, podemos dizer “os usuários clicaram mais em nossos anúncios, superando a média de outras campanhas“. Por isso que é importante entender as informações e métricas que você está analisando justamente para conseguir tornar mais simples o entendimento da análise (eu gosto bastante das dicas do livro “TED Talks – O guia oficial do TED para falar em público“)
Resumindo, cada dica acima atua em um pilar do B.I.: conhecimento (canais/meios), análise (estatística) e comunicação. Ter conhecimento teórico abrangente sobre mídia, saber fazer boas análises e conseguir transmiti-las para qualquer pessoa já são diferenciais que podem te colocar em um patamar acima dentro do mercado.
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