O que é CDP e suas diferenças em relação a outras plataformas como DMP

De acordo com a CDP Institute:


Customer Data Platform (ou CDP) é um software integrado que cria uma base unificada de dados dos clientes e que é acessível a outros sistemas.

Numa visão resumida, a CDP enriquece os dados primários que a empresa possui de seus clientes, ou seja, seria um CRM mais completo e que consegue ter uma visão de comportamento, navegação e interação com a empresa em diversos canais digitais, tudo isso com o intuito de criar segmentações mais complexas, ativando o consumidor em diferentes fases da jornada do consumidor.

Sendo assim, aqui já surge a primeira diferença em relação ao CRM: enquanto um possui apenas dados pessoais, a CDP agrega mais dados sobre o consumidor. Veja abaixo que uma CDP consegue até rastrear as visitas no site.

Um pressuposto importante quando trabalhamos com CDP é que necessariamente precisamos ter esses dados primários (ou first party data) para que possamos enriquecer. E aqui reside a principal diferença em relação a DMP (Data Management Platform): a DMP trabalha majoritariamente com dados anônimos, portanto, consegue comprar audiências ou criar público-alvo para que possamos ativa-lo via mídia online. Além disso, a DMP pode nos ajudar a enriquecer os dados de uma CDP, em que a CDP consegue fazer o match (combinação) de IDs (cookies ou device) que uma DMP armazena de um usuário com os dados primários que possui.

Abaixo temos como a CDP e DMP enxergariam um mesmo usuário.

E abaixo, em inglês, algumas diferenças técnicas entre os dois tipos de plataforma.

Em uma estratégia de integração de dados e gestão de audiência, o ideal é ter uma plataforma de DMP para amplificar seu alcance e atrair novas audiências para sua marca e, conseguindo que essas se transformem em consumidores ou entreguem seus dados pessoais (nome, endereço, e-mail, ou seja, first party data) para a marca, você enriquece sua base com uma CDP e, assim, otimize seus investimentos tanto para geração de conversões quanto para relacionamento.

Gestão de audiência (DMP e CDP) é o assunto que mais tenho estudado devido a minha nova função na DP6. Se quiser acompanhar o que tenho estudado, venho publicando novidades na minha newsletter semanal.

Tags:,

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *