Como ganhar dinheiro com anúncios no Facebook e Google?

Se você é produtor de conteúdo, ou seja, possui um canal no Youtube, uma página no Facebook, um site/blog e/ou aplicativo, você pode ganhar dinheiro sendo um parceiro de veiculação de anúncios.

No Google, isso se chama Google Adsense e basicamente você permite que o Google exiba anúncios em seu canal no Youtube, site ou aplicativo. Você abre espaços de anúncio (ou inventário) onde se pode colocar propagandas e o Google te remunera em cerca de 68% do valor pago pelo anunciante (que pode variar, dependendo do leilão pelo espaço e público-alvo de seu site ou aplicativo). No Youtube você permite que o Google insira aqueles videos pré-roll, banners, etc em seu canal.

Lembrando que, do lado do anunciante, há diversas formas de eles pagarem pelos anúncios: CPM (custo por mil impressões), CPC (custo por clique), CPI (custo por instalação de aplicativo), CPCo (custo por conversão), etc. Então, quando um anúncio é exibido, você recebe o proporcional de acordo com o que o anunciante configurou na campanha.

O Facebook por enquanto só possui o modelo Ad Break que remunera vídeos em páginas, colocando anúncios no meio dos vídeos. Tanto no Google quanto no Facebook há outras formas de se ganhar dinheiro, como assinaturas e contribuições em lives, mas a principal fonte de receita da maioria dos criadores de conteúdo é com os anúncios.

Especificamente no Google, há algumas recomendações de como criar inventário que seja atraente e amigável para veicular anúncios no seu site ou aplicativo. Chamado de Better Ads Standards, eles recomendam alguns formatos que não atrapalhem a experiência do usuário, ao mesmo tempo que rentabiliza para você. Aqui no meu blog, por exemplo, busco seguir as recomendações e tenho alguns espaços de anúncio nos posts.

E claro que há uma série de regras para você se encaixar nesses programas de rentabilização, principalmente envolvendo direitos autorais e conteúdo sensível ou envolvendo código de conduta. Sendo assim, se você se enquadra dentro das regras e possui um site, canal no Youtube, página com vídeos no Facebook ou aplicativo, recomendo buscar adicionar algumas peças de anúncios em seu domínio e começar a rentabilizar desde já.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *