Média de engajamento e alcance no Instagram de acordo com o Iconosquare

“O que é uma boa taxa de engajamento no Instagram?”

É com essa pergunta que a pesquisa publicada pela ferramenta Iconosquare, bastante tradicional em Instagram Analytics, focou em responder analisando 30.226 perfis Business no Instagram. Importante salientar que a pesquisa possui um foco diferente da HypeAuditor, que se focava em perfis pessoais e influenciadores digitais.

A pesquisa da Iconosquare chegou nos seguintes números gerais:

Taxa de engajamento média: 4.7%
Taxa de alcance média: 34.37%
Taxa de engajamento em relação ao alcance: 11.95%

O que significa cada métrica?

Taxa de engajamento: a soma das curtidas, comentários e salvos do(s) post(s) dividido pelo número de seguidores na(s) data(s) de postagem.

Taxa de alcance: o número de pessoas que visualizaram seu(s) post(s) dividido pelo número de seguidores.

Taxa de engajamento em relação ao alcance: a soma das curtidas, comentários e salvos do(s) post(s) dividido pelo número de pessoas alcançadas.

Importante ter essa distinção na ponderação usada com seguidores e com alcance. Por exemplo: Se você tem 100 seguidores e seu post teve 20 curtidas, mas apenas 150 pessoas realmente viram o post, sua taxa de engajamento seria 20%, mas com a taxa ponderada pelo alcance ficaria 13%. A taxa ponderada pelo alcance é mais real.

A pesquisa também aponta que as taxas mudam de acordo com o segmento. Abaixo está dividido por segmento.

Engagement Rate é a Taxa de Engajamento e Reach Rate é a taxa de alcance

Repare que Figura Pública (Public Figure) possui a melhor taxa de engajamento tanto a tradicional quanto a ponderada por alcance. Isso condiz com a lógica de que a audiência de uma pessoa (influenciador) tende a ser mais engajada do que com marcas.

Fonte: Blog Iconosquare

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *