fbpx

Dá para trabalhar com influenciadores para micro e pequenos negócios?

Existe um mito de que trabalhar com influenciadores é apenas para grandes empresas ou contas com altos orçamentos. Porém, para quem trabalha na área, sabemos que há diversas formas de se trabalhar com influenciadores que vão além de pagamento de altos cachês para celebridades e youtubers gigantes.

O primeiro ponto para se ter em mente é que toda estratégia com influenciadores deve ter um objetivo e que seja mensurável. Ter objetivo não é apenas “alcançar o maior número possível de pessoas” e sim algo que impacte seu negócio, como tráfego na loja física, conversões / leads no e-commerce ou qualquer outro sinal de que as ações estão trazendo resultados. É importante traçar esse objetivo e a forma de mensura-lo para garantir que os influenciadores não estejam trazendo apenas likes ou impressões para sua marca.

O segundo ponto é traçar um perfil ideal de influenciador para sua campanha. Isso é essencial para começar a procurar influenciadores. Qual tipo de público esse influenciador tem que possuir? Qual faixa etária? Qual localização de sua audiência? Qual ocupação ou especialidade que o influenciador deve possuir? Qual tipo de conteúdo ele publica? Vale lembrar que tudo isso tem que estar ligado ao objetivo traçado.

E, por último, estabelecer o que há para oferecer em troca para os influenciadores. Cachês financeiros costumam ser mais difíceis para quem é pequeno ou médio negócio, mas toda empresa possui algo para ser oferecido. Desde acesso em primeira mão aos lançamentos da empresa até convites vip para eventos, passando por contribuições no blog da empresa ou até mesmo chamar para conhecer a fábrica/escritório da marca. A questão aqui é saber como trabalhar a moeda social, ou seja, aquilo que faz o influenciador se sentir especial, privilegiado. Isso costuma ser uma boa forma de atrair micro influenciadores, que geralmente trazem mais resultados que os grandes e são a nova realidade do nosso mercado. Contudo, para acha-los, é tema de outro post.

Para saber mais dicas e indicações de ferramentas e outros caminhos, dia 12/04 estarei dando um workshop sobre como começar uma operação de influenciadores para micro e pequenos negócios pela Trevisan – Escola de Negócios. Falarei de diversos outros tópicos dentro do assunto e também haverá uma consultoria rápida para quem comprar o pacote completo.

Garanta já sua inscrição aqui.