Hands-on no Scup Mobile

Tive a oportunidade de testar, em primeira mão, a versão mobile do Scup para Android. Primeiramente, devo dizer que fiquei surpreso, já que a principal funcionalidade do aplicativo é a classificação e organização dos posts coletados, sendo que eu esperava que a primeira funcionalidade fosse a visualização e manuseio de dashboards do monitoramento.
Fui informado pelo Eliseu, community manager do Scup, que o recurso de dashboards está nos planos futuros do aplicativo, mas que, nesse primeiro momento, o aplicativo será focado para os analistas, ou seja, para a parte operacional.
Inicialmente, achei a interface bem simples de se mexer, com movimentações basicamente laterais, facilitando o fluxo de trabalho. Também achei a classificação de sentimento bem fácil e rápida para se fazer, sendo bem eficiente para quem só precisa classificar por esse viés (ver imagem abaixo). Também achei a forma como filtrar os posts através de tags e sentimento bem fácil de se usar
Imagem extraída do próprio site do Scup. Por motivos de confidencialidade, não poderei mostrar telas extraídas do meu próprio celular
O que eu acho que pode melhorar, basicamente, é a questão de classificação por tags. Achei que, para um monitoramento com muitas tags (como é o caso de muitos projetos que participo e participei), a classificação acaba demorando mais, já que é exibida uma lista e você tem que usar os dedos para visualizar todas. Acho que os textos sinalizando as tags poderiam ser menores para caber mais na tela e, consequentemente, não precisar dar muita rolagem.
Outro ponto que achei que faltou foi a visualização da classificação do post. Eu classifiquei uns posts e, logo em seguida, não sabia quais posts haviam sido classificados, sendo que precisava entrar um por um para verificar.
No geral, eu achei o aplicativo muito bom. Testei em wi-fi e no 3G e em ambos performou bem. Também fiquei um bom tempo mexendo para fazer esse review e em nenhum momento travou ou deu algum problema. Devemos considerar que ainda é uma versão beta, ou seja, ainda tem melhorias a serem acrescentadas, mas creio que o aplicativo, na forma como está, é bom. Agora fico no aguardo dos recursos de dashboards, pois é o que mais me deixa interessado em aplicativos de social media para mobile.
E aqui está o post de lançamento do aplicativo no site do Scup. Já está disponível a versão para iOS e logo sairá para Android.
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *