O multichannel impulsiona os investimentos em Social Media

Um estudo interessantíssimo do Google chamado “The Customer Journey to Online Purchase” (“A jornada do consumidor na compra online” em tradução livre) trouxe à tona algo que muitos profissionais de Social Media já sabiam, mas dificilmente conseguiam provar: as mídias sociais influenciam bastante na decisão de compra do público.
O usuário passa por diversas plataformas antes de se decidir pela compra
Abaixo, o estudo aponta quais canais fazem o papel de auxiliar na decisão do consumidor e quais são mais efetivos para efetivar a compra aqui no mercado brasileiro. Quanto maior o número acima de 1, maior a influência do canal para o auxílio (assist interaction)
Do conhecimento (awareness) até a decisão de compra
Perceba que Social possui um papel importante para o público conhecer a marca/produto, juntamente com o email (por isso que os marketeiros pretendem investir mais em email marketing em 2013). É através de Social que o público conhece e se informa inicialmente sobre a marca/produto, retornando via mídia paga ou busca no Google para ter maiores informações e efetivar a compra. Ou seja, Social possui uma função muito mais de assistência e introdução da marca para o público do que gerar conversão e venda direta.
Assistência x Última interação em cada canal
Para mim, está muito claro que o multicanal vem para mostrar o valor que o Social possui dentro de uma estratégia de comunicação, agregando valor e justificativa para os investimentos. Juntando esses dados de web analytics com dados de monitoramento, podemos possuir preciosos insights como entender a receptividade e a motivação de engajamento do público. Por exemplo, se percebermos que o público está gerando conversão, mas não está se engajando com o conteúdo, podemos ajustar a estratégia para que se estimule esse engajamento, intensificando o volume de conversões. O contrário também é válido, aonde se identifica um grande engajamento, mas não há um volume de conversões.
Com o multicanal, teremos mais uma fonte de investigação e pesquisa para entendermos melhor o comportamento do usuário nas mídias sociais e, principalmente, teremos dados para defender investimentos em nossa área.
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *