Skip to content
Menu
Midializado
  • HOME
  • INFLUENCIADORES
  • INSTAGRAM
  • NEWSLETTER
  • PUBLICAÇÕES
  • CONTATO
Midializado
Midializado
Artigos sobre comunicação digital e influencer marketing

Logo, logotipo ou logomarca?

Posted On 04/03/2012

Um assunto bem comentado recentemente foi a mudança de marca da Rede Record:



Com isso, fui incumbido de tentar falar um pouco sobre marcas. Quebrei bastante a cabeça. Pensei em abordar branding, naming…até que me deparei com um assunto bastante comentado em blogs de design e comunicação. Uma dúvida que me assombrou por bastante tempo e pode estar assombrando muita gente por ai também: logomarca, logotipo ou logo? Qual o correto?

Bom, vamos começar. Devagar e sempre. Já parou pra pensar na etimologia dessas palavras?

Logo, vem do grego lógos, que significa palavra ou conceito (ou significado).

Marca por sua vez vem do germânico marka, que podemos traduzir como significado.

Agora, aqui que mora o problema. Já ouviu alguém usar o termo logomarca? Pois é, se formos traduzir a palavra teremos “significado do significado”. E qual o sentido disso? Nenhum, não é mesmo? Na verdade, logomarca é um termo utilizado somente no Brasil e que causa muita polêmica entre designers e profissionais da área. Por isso, melhor evitarmos esse termo.

E logotipo?

Bom, já aprendemos que logo significa um conceito ou idéia.
Tipo, vem do grego typos, que passa para o inglês type que vai para o português tipo, gênero, símbolo.

Então se juntarmos as duas  palavras: logo + tipo = o símbolo de um conceito ou idéia. E que na minha opinião é um termo bem assertivo e didático para o processo todo, afinal o processo de criação de um logotipo é na maioria dos casos: o conceito da empresa (logo) que ao passar para as mãos do designer ou profissional da área, este cria um símbolo (tipo) que reflita esse conceito.

Ok, muito bacana, sobrou a tal da marca? E ai?

Marca vai além da representação gráfica. É um conceito que engloba cores, logo, logotipo, identidade visual, emoções, experiências, slogan ou qualquer outro tipo de elemento que identifique a empresa ou produto.

Na verdade, não há um consenso sobre qual o termo mais correto, a única coisa que é unânime é: Logomarca não! Você pode até usar o termo logo, logotipo ou marca, mas logomarca não!  Combinado?

Por hoje é só! Se vocês quiserem saber mais sobre esse assunto recomendo os links abaixo:

http://design.blog.br/geral/quando-usar-logo-logotipo-ou-logomarca
http://www.visualpub.com.br/curiosidades/logotipo_logomarca_marca/index.htm
http://www.primapress.com.br/blog/?p=226

Espero que tenham gostado. Lembrando que dúvidas, críticas ou sugestões, são sempre bem-vindas!

Até semana que vem!
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

Related Posts

Social TV e consumo integrado das mídias
A diferença entre Twitter e Blogs
Resenha crítica do livro Blink de Malcolm Gladwell

About The Author

Gabriel Ishida

Consultor de analytics e influencer marketing

One Comment
  1. Têjota Menezes

    Artigo esclarecedor, Marcos.

    Bom, creio eu que a marca é sempre igual, o que muda é o logotipo. Explico. A Globo Marcas e a Editora Globo são partes de uma mesma marca, pois representam a Rede Globo em diferentes segmentos. Logo, eu prefiro usar logotipo. Mas, até então, eu usava o termo "logomarca" inocentemente.

    Obrigado pela dica.

    Keep blogging.
    Mais sucesso.
    Têjota Menezes | @loucos_virtude

    14/07/2012 Responder

Deixe um comentário para Têjota Menezes Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Gabriel Ishida

Gabriel Ishida

Especialista em analytics, com ampla experiência em data operations, gestão de times multifuncionais e social media.

Visualizar Perfil Completo →

Inscreva-se na newsletter

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Política de cookies
© 2025 Midializado - Design By Businessclass