Crowdfunding: Catarse.me #expon
Hoje foi o primeiro dia da Expon 2011. Amanhã ou sábado posto um resumo-highlights do que achei mais interessante no evento.
No último painel na Sala 1 de hoje, um projeto que já conhecia há um mês foi apresentado: Catarse.me
O projeto nasceu há seis meses, baseado na idéia de Crowdfunding, que é, basicamente, o financiamento coletivo. De acordo com Luis Otávio, um dos fundadores do Catarse.me, existem algumas “modalidades” do crowdfunding: financiamento de empreendimento (com ou sem juros) e de criatividade/cultural.
No caso do primeiro, ele cita exemplos como o Kiva (exterior) e o Impulso (nacional). Esses visam financiar micro-empreendedores, sem exigir juros. De acordo com Luis, a taxa de devolução dos empréstimos é de 98,8% dos casos. Também existem empréstimos com juros, como é o caso da https://www.midializado.com.br/brincadeira-de-perguntas-para-namorado/ (exterior). Aqui no Brasil não existe por conta do crime de agiotagem.
No caso do Catarse.me, ele visa financiar projetos culturais ou que envolvem criatividade. O grande diferencial é o oferecimento de recompensas para quem financia (=gaming logical). Existem cotas de financiamento e, para cada uma delas, o criador do projeto deve oferecer recompensas para o financiador.
Após tomar um contato maior com o Catarse.me, pretendo explorar melhor os projetos e ajudar aqueles que eu acho bacana.
www.atlasmedialab.com