Publicação de trabalhos na Web – Uma prévia da oficina a ser ministrada no FEIA

Eu, juntamente com meu amigo, e também escritor do blog, Marcos (@marcossingulano), iremos ministrar uma pequena oficina no 11 Festival do Instituto de Artes (FEIA Onze) sobre publicação de trabalhos na Web. O objetivo da oficina é mostrar diversas ferramentas para também diversos objetivos, além de fornecer dicas de formatação e de produção dentro delas. A idéia é partir de exemplos, desde muito simples até produções mais complexas, mas sempre se focando em criação e, se possível, gerar insights.

Iremos nos focar na idéia de apresentar ferramentas que fogem do lugar comum ou mostrar novos usos para ferramentas já consolidadas. Todos sabem o que é o Youtube, Flickr e MySpace. Porém, justamente por todos saberem, os seus usos estão muito semelhantes e indiferentes. Como produzir novas idéias utilizando essas ferramentas já tão conhecidas? Apostar no conteúdo é a grande sacada. Mas brincar com seus recursos, poucos fazem. A oficina pretende mostrar do que essas ferramentas são capazes. Além disso, a postagem e a utilização da ferramenta é meio caminho andado. Como disseminar seu conteúdo e conseguir um lugar ao sol? Não garantimos resultados certos, mas simples atitudes podem te ajudar a ser encontrado mais facilmente na Web.

E também pretendemos mostrar outras ferramentas, menos conhecidas, mas que possuem novos recursos e novos públicos para serem conhecidos. Já ouviu falar de Carbonmade? DevianArt? Vimeo? TalkShoe? IPodder? E você sabia que Facebook e Orkut podem (e devem) virar seu portfólio? Ou que tal montar um blog no WordPress ou Blogger para servir de referência, divulgando por aí, integrando em todas suas redes sociais, como o Twitter?

Além disso, existem outras questões, como a formatação dos trabalhos. Existem formatos que são mais adequados para cada objetivo e necessidade. Será que aquele vídeo em HD que você fez é adequado para uma tela de celular? Aliás, o que as pessoas mais utilizam na internet via celular? Ou melhor, o que o público que você deseja atingir gosta de consumir, em termos de conteúdo?

Todos são questões que buscaremos abordar na oficina. Então, para quem se inscreveu, nos vemos dia 6 de outubro, no Instituto de Artes, Unicamp! E sigam o twitter oficial do festival, @feiaonze.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *