Espaço Negativo
O “espaço” ou “fundo” por sua vez, é considerado o elemento negativo, pois ele representa a ausência ou oposição da forma. Essa oposição, positivo e negativo, trabalha de forma complementar e absurdamente dependente, ou seja, não é possível alterar uma sem alterar a outra.
Agora, para entendermos melhor um pouco mais sobre essa relação, vou dar dois exemplos:
Fig01. Uma forma positiva ( preta) num fundo negativo (branco). Esse é o tipo mais simples de espaço negativo possível. Imagine o inverso. Uma forma positiva branca num fundo negativo preto. É exatamente a mesma coisa.
Esse princípio é um dos mais importantes no design, principalmente na criação de Logotipos para empresas. Entender e manipular a relação figura e fundo é o primeiro passo para criar uma mensagem clara para o seu público e assim conectar-se com ele. Por exemplo, uma relação ativa entre figura e fundo passa uma impressão mais enérgica e agressiva do que uma relação mais estática. Parece óbvio, mas é mais complicado do que parece, pois uma construção mal feita pode resultar numa mensagem totalmente incompreensível para o observador.
O básico do espaço negativo, vocês já sabem, agora, recomendo este LINK, com exemplos de logos que utilizam de forma brilhante esse princípio.
www.atlasmedialab.com
valeu!
o namorado perfeito