Economizando Tempo – parte 2

Hoje, para encerrar o tópico de “Como economizar tempo em edição de imagens”, vou falar bem rápido sobre duas coisas: organização da área de trabalho e atalhos.
Duas formas simples e rápidas que vão facilitar demais a sua vida.
Bom, você sabe que todo programa vem com uma área de trabalho padrão, seja ele Word, Photoshop, Excel..enfim…o legal que na maioria (não sei se são TODOS, ok?) você pode organizar seu espaço de trabalho do jeito que quiser.
Por exemplo, eu gosto de deixar a palheta de amostra de cores no photoshop sempre aberta, pois acho mais fácil de trocar as cores de um trabalho. Tem gente que gosta de deixar a palheta de camadas em cima ao invés de embaixo (que é o padrão do programa).
Tá, já arrumei o programa do jeito que eu quero, e aí? Muito simples, vá Window (ou Janela se o programa estiver em português) e procure a opção Workspace -> Save Workspace e pronto! Toda vez que abrir o programa, escolha a sua área de trabalho, montada do jeito que você gosta.
Outra coisa bem interessante de área de trabalho, falando especificamente do photoshop desta vez, é a possibilidade que você tem de organizar suas layers (ou camadas) em pastas. Em arquivos grandes ou fotos muito danificadas é comum usarmos 10, 2o ou até 30 camadas (já vi gente com mais de 50 delas!). Imagina o trabalho para encontrar um retoque que você fez? Imagina a confusão que dá na hora de lembrar o que está em cada camada?
O que você pode fazer é o seguinte: na palheta layers tem um ícone de uma pasta bem no canto inferior:
Clicando nesse ícone você cria pequenas pastas para organizar melhor todas suas camadas. Então, você pode, por exemplo, criar uma pasta para efeitos, outra para ajustes, outra para formas, outra para textos. Isso organiza melhor e facilita na hora de corrigir ou modificar alguma coisa posteriormente. Para incluir a camada dentro da pasta, basta arrastá-la para cima do ícone da pasta (ou grupo), ai você vai ver algo assim:
Viram? Quando você pega o hábito de organizar seus arquivos dessa forma fica muito (mas muito!) mais fácil trabalhar, ainda mais se você tiver o hábito também de utilizar os atalhos do programa em que está trabalhando.
Confesso que subestimava o poder dos atalhos até pouco tempo atrás quando comecei a trabalhar com design gráfico em um jornal diário. Precisava ser rápido e por isso acabei pegando o hábito de utilizar os atalhos e hoje não vivo sem eles.
Vou passar uma lista de atalhos do Photoshop, para Windows e Mac (alguns servem inclusive para outros programas da Adobe Suite como Illustrator, InDesign e até o Reader):
Ctrl + o ou Command + o -> Open File / Abre um arquivo (Adobe Suite)
Ctrl + w ou Command + w -> Close File / Fecha um arquivo (Adobe Suite)
Ctrl + e ou Command + e -> Mescla a camada selecionada com a camada abaixo dela (Photoshop)
Ctrl + shift + e ou Command + shift + e -> Mescla todas as camadas (Photoshop)
Ctrl + 0 (zero) ou Command + 0 -> permite que você visualize a página inteira (Adobe Suite)
Barra de espaço -> Pan ou ferramenta “mãozinha” – você pode “andar” pelo documento todo (Adobe Suite)
Barra de espaço + Ctrl ou Barra de espaço + command -> Zoom In (Adobe Suite)
Barra de espaço + Ctrl + Alt ou Barra de espaço + command + alt -> Zoom Out (Adobe Suite)
E é isso. No início, é um pouco chato lembrar todos os atalhos, mas quando você pega a prática, esses pequenos detalhes como organizar seu espaço na área de trabalho, agrupar as camadas em pastas e os atalhos vão te ajudar a economizar muito mais tempo.
Comentários, dúvidas, críticas ou sugestões, só dar aquele alô no twitter @marcossingulano
Até semana que vem.
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *