A relação entre atitude coletiva e benefício individual: as compras coletivas.

Nesses dias, através de meu primo, fui apresentado ao site PeixeUrbano. Um site de compras coletivas, visando grandes descontos se um número de compradores for atingido. Nesse momento, tem uma oferta de um restaurante japonês em São Paulo que oferece 50% de desconto.

E há algum tempo, conheci o MovieMobz, um site que visa mobilizar grupos de pessoas para criar sessões com filmes pedidos por esses. Nesse momento, me deparo com uma mobilização para assistir o filme “Paranoid Park” de Gus Van Sant no Espaço HSBC Belas Artes de São Paulo.

Com o twitter do Alex Primo, eu descobri o ClickOn, de modelo semelhante ao PeixeUrbano. E com o vídeo demonstrativo do ClickOn, me lembrei da promoção Walmart e Visa para a compra do Guitar Hero 5, que rendeu um baita protesto posteriormente.

Acredito que essa nova modalidade de negócio na Web se expanda bastante daqui pra frente. A questão de me juntar coletivamente para obter algo individualmente é um dos motes mais consagrados da rede. Percebemos isso em todas comunidades formadas virtualmente. As pessoas se unem em torno de gostos comuns, mas buscam se sobressair individualmente. No caso desses exemplos, todos se sobressaem, metaforicamente, já que o benefício é no nível individual. Não será uma sessão do Paranoid Park para apenas uma pessoa, e sim para todos que se mobilizaram para assistir ao filme.

Agora, existem instrumentos e ferramentas legítimas e com essa finalidade para conseguir aplicar esse modelo. As comunidades já se mobilizavam para buscar assinaturas digitais, petições ou produção coletiva de conteúdo para diversos fins (= como movimentos em prol do meio ambiente), não só em âmbito de ganho individual e comercial. Esses exemplos que citei são em modelo de ganho individual. Com certeza deve ter por aí modelos de ganho político também.

E aí, você participaria de alguma promoção/mobilização para comprar/obter algo? Eu estou considerando a hipótese de participar.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *