O futuro da tecnologia da informação?

Dando uma pausa no livro “Cultura da Convergência” de Henry Jenkins, eu achei revolucionário esse vídeo chamado Sixth Senses, produzido pelo MIT, anunciando o futuro da tecnologia da informação.

Um dispositivo capaz de agregar informação à elementos da vida real, como se fosse uma Web semântica móvel. Essa tecnologia coloca os conceitos de mobilidade e acesso a informação no seus patamares mais extremos do aspecto social.

Incrível como uma tecnologia, capaz de permitir o manuseio dos dados em qualquer superfície e local e de fornecer informações detalhadas instantâneas, pode nos fazer refletir sobre quão as tecnologias móveis atuais ainda podem evoluir.

Penso o que seria necessário para essa tecnologia entrasse no nosso cotidiano e qual o impacto disso na sociedade. Uma conexão com a internet, um dispositivo sem fio (Bluetooth, talvez) para o manuseio dos dados e um projetor parecem os essenciais. E talvez alguma marca que seja identificável por essa tecnologias nos produtos e elementos, para a exibição da informação.

O impacto disso, numa análise bem superficial, é a mudança do cenário para os celulares. Uma tecnologia que realiza todas as funções do celular e ainda proporciona um acesso mais complexo da informação, com certeza deixaria o celular numa posição difícil de ser sustentada. O que pode ocorrer é uma adaptação da linguagem do celular, como ocorreu com os outros meios de comunicação (rádio e mídia impressa) com a chegada da televisão.

Também penso num reforço da tendência do “cloud computing” para os computadores móveis. Com uma tecnologia que possibilita o acesso móvel a informação proporcionada pela Web, além de uma plataforma para uso multímidia, os laptops passarão a serem apenas netbooks, ou seja, pequenos computadores portáteis com acesso a Web e nada mais. E a Web seria o local com toda gama de recursos necessários para a vida profissional e pessoal. Talvez aí surgiria uma adaptação do uso do computador de mesa, ficando apenas focado aos trabalhos pesados, como edição de vídeos, etc.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *