Midializado

Comentários sobre o #interCon2011

No último sábado (22) participei do iMasters Intercon 2011 em São Paulo. Falou-se muito sobre aplicativos, redes sociais e experiência do usuário (ou UX, se preferir). Depois do evento, alguns pensamentos me vieram a cabeça e que acabaram se transformando nesse post.

Como designer gráfico e ilustrador ocasional, acabei criando um certo ciúme dos meus trabalhos (que acredito ser normal nesta profissão). Na verdade, isso começou mais forte quando em uma entrevista de emprego, fiz um teste que depois acabou sendo usado pela empresa e eu fiquei sem a vaga. Desde então fico muito relutante ao postar e compartilhar coisas na web com medo de que outras pessoas roubem e utilizem em benefício próprio.

Agora, se formos pensar em toda a idéia de, por exemplo, aplicativos e programas open source, ou ainda mais longe, open hardware (ou open source hardware). O que está por trás disso? A palavra que vem a minha cabeça é compartilhamento.

Talvez isso não tenha muito a ver com o que foi dito ontem no Intercon 2011, mas porque fazemos uma peça de design gráfico, um website ou um aplicativo para web? Para atingir e impactar pessoas de maneira positiva, ou sempre que possível, facilitar a vida de outros!

Então, fiquei pensando porque eu vou guardar algo no fundo da gaveta se alguém pode pegar o que fiz e melhorar para que o produto (ou resultado) final seja ainda melhor e maior?

Voltamos então ao open source e open hardware que falei um pouco acima.

Porque alguém faria algo, por exemplo como o Arduino? Que é um hardware open source que você pode baixar, montar e modificar da maneira que quiser?

Ao longo das discussões no evento, essas perguntas ficaram martelando na minha cabeça até uma das falas dos palestrantes me deu praticamente um tapa na cara: “daqui alguns anos, seus filhos e netos poderão construir os próprios computadores!”

E sinceramente não é uma idéia tão absurda e nem está tão longe assim quanto parece, e isso vai ser possível através do compartilhamento e da interação de ideias.

Essa é a resposta. Muito provavelmente há alguma ideia no mundo igual ou próxima a uma que você tenha. Isso é, na minha opinião, praticamente inevitável. Agora, imagine a possibilidade de juntar forças com uma pessoa que tenha uma ideia parecida com a sua para construir algo tão inovador que pode facilitar desenvolver e impactar ainda mais a vida das pessoas no futuro!  

Por isso que na minha opinião, “compartilhamento” é uma palavra chave para esse momento que estamos vivendo, por isso todos, na medida do possível, devemos praticá-lo, e com certeza o design, a web e melhor ainda a comunicação só têm a ganhar com isso!

E por hoje é isso. Espero que tenham gostado! Até o próximo post!
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com
Sair da versão mobile