Midializado

Integração: a chave para o sucesso de qualquer estratégia de SEO, Redes Sociais, Web Analytics…

Aqui no Midializado falamos de muita coisa. Claro, comparando com tudo que existe na internet, não é tanta coisa assim. Mas o fato é que falamos de Social Media, Business Intelligence, Design Digital… enfim, tudo aquilo que está na descrição do blog.

Falamos de muita coisa e muitas vezes falamos como se estas coisas pouco se relacionassem – não me leve a mal, acho que deve ser assim mesmo, do contrário nada faria sentido e nossos posts teriam scroll infinito. Mas um belo dia, mais conhecido como hoje, decidi fazer um post sobre a importância da integração de todas essas e outras tantas “coisas” para que qualquer projeto, ação ou estratégia dê certo na web. Vamos a ele (já começamos, na verdade).

Sem janelas

Geralmente, somos bons projetistas e administradores de nossas vidas – ou, se não somos, temos pelo menos algum arrojo em nosso viver desleixado. Nossas escolhas profissionais se relacionam com nossas escolhas afetivas, pessoais, estilísticas. Não compramos um terno ou um carro sem levar em conta todos os aspectos possíveis; ainda que inconscientemente, analisamos como cada escolha impacta áreas imediatamente correlatas ou não e então decidimos, ainda que a decisão seja um “dane-se tudo”.

Fazemos isso, certo? Certo. Então que diabos de sentido faz criarmos uma linda estratégia de SEO se o site no qual o usuário chega é confuso e feio? Ou então produzir o mais belo site de papel higiênico perfumado do universo, mas não olhamos o que fazem nossos concorrentes enquanto eles, na verdade, estão apostando em e-commerce? Não faz sentido nenhum.

Pouco importa se a empresa em questão administra sua presença digital (não gosto deste termo nojento, mas não conheço outro melhor: é tipo democracia) internamente, ou por meio de uma agência, ou por meio de diversas empresas especializadas em cada tipo de estratégia ou serviço. Pouco importa. Se guiarmos um projeto de, digamos, Web Analytics como se guiássemos um carro sem janelas laterais e sem retrovisor, provavelmente vamos fazer besteira. Essas besteiras acontecem muito e não são nada legais. Como evitar?

Objetivos Claros

Todo mundo quer ser o herói. Se vou traçar uma estratégia de atuação em redes sociais tendo a pensar que esta estratégia vai salvar a empresa, engajar pessoas em torno de uma causa, promover o bem… não há problema: é desta paixão que surgem as melhores e as piores idéias, e da falta dela surgem as idéias medíocres.

Mas então chega a hora de pensar: eu quero realmente promover o bem supremo ou quero apenas vender mais papel higiênico?

Variáveis desta questão são:

Acho que deu pra sacar: objetivos claros e únicos.

SEO, Social Media, Links Patrocindos, BI, Usabilidade e Design são apenas meios para se chegar a estes objetivos

Únicos e claros.

Então, como integrar?

Pergunta sem resposta definida.

Já temos os objetivos, pra onde vamos a seguir? Como garantir que os esforços estejam caminhando no mesmo ritmo? Aqui entra a importância absurda de um bom gerenciamento de projetos antes de se fazer qualquer coisa na internet (e durante também). Não é uma tarefa que qualquer Zémané vai conseguir realizar, envolve muito diálogo, bom planejamento, aprendizado constante… e muito mais. Muito mais.

Algumas dicas que podem poupar algum tempo e evitar erros básicos:

SEO se relaciona diretamente com Web Analytics: é preciso saber a qualidade do tráfego de cada grupo de palavras-chave, de cada mecanismo de pesquisa, dimensionar a concorrência, etc.

Web Analytics se relaciona diretamente com Usabilidade, Design e Links Patrocinados: os caminhos do visitante no site e suas portas de entrada são pontos fundamentais de uma boa análise e para que esta análise gere resultados.

Social Media contém/prevê SEO e Web Analytics: redes sociais ajudam na distribuição de links, aumentam a relevância; ao mesmo tempo, devem ser monitoradas e analisadas, pois podem fornecer preciosos insights para qualquer negócio.

SEO e Links Patrocinados são parte do mesmo universo: os mecanismso de pesquisa. E ambos envolvem a intenção do usuário (ele realizou uma pesquisa procurando por algo, possui um viés). Portanto são estratégias mutuamente complementares.

Estas são dicas extremamente simples. Não contemplam uma série de outras disciplinas de igual ou maior importância em qualquer projeto – inclusive muitas disciplinas offline. Alem disso, de alguma forma, tudo se integra.

Mas é bom recordar: daqui pra frente, toda vez que você ler um post meu sobre como Web Analytics é demais, lembre-se que métricas são números, gráficos são imagens, e análises são textos. O que faz qualquer coisa ser DEMAIS é todo o resto, tudo que a cerca, a suporta e a motiva. Vale também pra sua vida.

por @thiagotcosta.

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