Midializado

Imagens Bitmap X Imagens Vetoriais

Já falei um pouco sobre sistemas de cores e resoluções de imagem. Hoje, vamos ver as diferenças de imagens bitmap e imagens vetoriais.
Vou começar pela imagem bitmap. Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse tipo de imagem se já brincou de desenhar com o mouse no paint brush do windows.
Uma imagem bitmap é formada por uma infinidade de pixels (também chamados de bits), que como vimos semana passada, são aqueles pequenos quadradinhos que se formam quando ampliamos absurdamente uma imagem. Para formar a imagem, eles se alinham em colunas e linhas formando um “mapa de pixels” ou “mapa de bits”, por isso que esse tipo de imagem é chamado de bitmap.
Vamos ver isso na prática, com um desenho que eu fiz:

a. Desenho em 100%
Agora vou ampliar o olho direito:
b. olho direito ampliado em 300%
Viram como o desenho fica todo “serrilhado” e quadriculado? Esses quadradinhos são os pixels, ou seja, esse desenho então, é uma imagem bitmap.
Outro ponto é importante é que imagens bitmaps, portanto possuem limitações quando ampliadas. Quanto mais zoom, mais serrilhada ela vai ficar e pior fica pra imprimir.
Uma imagem vetorial, diferente de uma imagem bitmap que é formada por pontos, (alguns preferem o termo imagem matemáica) é formada por linhas, círculos e outras formas geométricas. Como ela é composta por vetores, podemos amplia-la infinitamente que sua qualidade continuará a mesma. Como assim?
Vamos dar uma olhada:
c. “Smile” vetorial em 100%
Vamos ver então, o que acontece se ampliarmos um de seus lados:
d. “Smile” ampliado em 300%
Repararam que o “serrilhado” nem aparece e a qualidade da imagem é a mesma? Isso se dá pelo fato dessa imagem ser formada por linhas e círculos. Então você pode fazer desde um bottom até um outdoor gigante com a mesma imagem que a qualidade será mantida.
É por isso também que logotipos de empresas e fontes são sempre construídos como imagens vetoriais.
Resumindo, o que você precisa saber de imagem vetorial e imagem bitmap é o seguinte:
Imagem bitmap – formada por pequenos pontos chamados pixels que se agrupam em linhas e colunas para formar a imagem. Sua ampliação causa o chamado “serrilhado” e portanto possui limitações de uso
Imagem vetorial – ou imagem matemática, é formada por linhas e círculos (ou quaisquer outras formas geométricas) e por isso pode ser ampliada infinitamente sem perda de qualidade.
E por hoje é isso. Semana que vem vamos ver algumas ferramentas legais e simples para webdesign.
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, vocês podem me encontrar no twitter @marcossingulano ou deixe um comentário ai embaixo.
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com
Sair da versão mobile