O que é Identity Resolution e como isso é essencial para o marketing?

Identity Resolution (ou ID Resolution) é a centralização dos dispositivos usados por um usuário para defini-lo em um único perfil. Essa tecnologia ganha força atualmente devido as diversas opções de devices que um usuário atualmente utiliza: desktop, smartphone, tablet, smart TV, smart watch e dispositivos de voz (Google Home, Alexa).

Unificar os dados de todos esses dispositivos e coloca-los em um único usuário é um desafio, principalmente considerando que em uma residência, diversas pessoas podem usar o mesmo dispositivo. E quem consegue essa integração cross-channel sai na frente para oferecer experiências únicas e sintonizadas com a jornada do consumidor.

A principal saída hoje é integrar dados próprios (first party data) e dados de terceiros (third party data) para compor o perfil do usuário. Por meio de criação de IDs que reconhecem cookies e devices IDs e que utilizam dados pessoais como chaves de dados (ex: endereço de e-mail), atualmente é possível integrar tudo e enriquecer bases de CRM e de mídia online.

Plataformas de CDP (Customer Data Platform) resolvem essa tarefa e por isso que cresceram exponencialmente entre as empresas em 2018. Considero uma CDP como um CRM 2.0: além de ter o registro do usuário com a marca (nome, endereço, e-mail, histórico de compras/atendimento e outros dados demográficos), também consegue coletar o comportamento de navegação no site, abertura e interações com e-mail marketing, navegação no aplicativo e outros dados de exploração nos canais da marca.

Porém, para funcionar, não basta apenas contratar uma plataforma CDP. É necessário mudar o processo de onboarding de dados (como esses dados pessoais entrarão na plataforma?) e também estabelecer políticas de segurança e privacidade (LGPD, GDPR e outras regulamentações exigem isso). Além disso, existe um choque cultural dentro da empresa: uma CDP é uma centralização de dados, ou seja, irá quebrar todos os silos de dados de consumidores dentro de uma corporação. Sendo assim, todas as áreas usarão a mesma plataforma e por isso que é necessário estabelecer políticas e procedimentos para tratamento, inserção e uso dos dados.

Se quiser conversar sobre como começar essa integração e outros desafios que possui nessa frente de gestão de audiência e CRM, manda um e-mail para mim: contato@gabrielishida.com.br

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