Taxa de engajamento médio no Instagram e TikTok em 2024

ATUALIZADO EM FEVEREIRO 2024

Veja essas dicas de livros para melhorar suas análises de dados em redes sociais.

A plataforma HypeAuditor soltou mais uma edição de seu tradicional relatório State of Influencer Marketing 2024. Com alguns recortes para o Brasil, trago abaixo os principais destaques dessa pesquisa.

O relatório começa apontando quatro dados que apontam algumas tendências na área:

  1. Crescimento no investimento em marketing de influenciadores a cada ano (+12,6% previstos para 2025)
  2. Inteligência artificial (IA) mudando a forma como conteúdo é criado
  3. Regulamentações governamentais mais rigorosas
  4. Plataformas de mídia social gerando receita via assinaturas

São apontamentos importantes pois mostram o caminho que esse mercado está seguindo e ajuda a se preparar para futuras mudanças.

TIKTOK

Um dado que achei interessante é que 63% dos usuários de TikTok no Brasil se identificam como mulheres e 47% possuem menos de 24 anos. Então, se sua comunicação é direcionada para mulheres jovens, o TikTok talvez seja um bom veículo.

No global, 2/3 dos usuários possuem menos de 24 anos e 53% dos influenciadores brasileiros nessa rede são considerados nano influenciadores (entre 1 mil e 10 mil seguidores) e possuem a taxa de engajamento mais alta dentre todos os níveis (10,5%).

YOUTUBE

65% dos usuários do YouTube no Brasil possuem entre 18 e 34 anos e majoritariamente se identificam como masculino. E continua sendo um canal bastante relevante para o marketing de influência: 56% dos profissionais de marketing acreditam que é o tipo de conteúdo mais importante.

INSTAGRAM

45% dos usuários possuem entre 25 e 34 anos e 55% se identificam como mulheres.

79% dos influenciadores são considerados tamanho nano (entre 1 mil e 10 mil seguidores), com a maior taxa de engajamento médio (2,4%) dentre todos os níveis.

TAXA DE ENGAJAMENTO INSTAGRAM

O Brasil possui uma média maior que o resto do mundo, considerando o cálculo Curtidas + Comentários divididos por Seguidores. Destaque para as boas taxas dos Macro e Mega influenciadores.

Para o HypeAuditor, a taxa de engajamento média dos perfis de marcas brasileiras é de 0,7%, ou seja, mais de 3x menor do que a média brasileira. Isso mostra a necessidade das marcas de contar com os influenciadores digitais para suas ações em redes sociais.

Falando em marcas, no ranking das 10 mais comentadas por influenciadores digitais brasileiros no Instagram, temos 3 times de futebol e 4 de estética e bem estar.

TAXA DE ENGAJAMENTO TIKTOK

Quando olhamos para as taxas de engajamento no Brasil vs Mundo, percebemos que ainda temos potencial para crescimento dentro da audiência. O cálculo é Curtidas + Comentários + Shares divididos por Visualizações.

No meu entendimento, a audiência brasileira ainda tem espaço para se engajar mais com TikTok. Com o tempo, as taxas tendem a aumentar.

Para baixar a pesquisa completa gratuitamente, clique aqui.

Aprenda mais sobre Instagram Marketing com esse livro.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *