Projeto Galgo Rex

Seguindo a atual tendência de compartilhamento, produção e promoção das notícias, chamada por muitos de jornalismo cidadão, foi lançado recentemente o site Galgo Rex, ainda em versão beta (www.galgorex.com.br/prelancamento). O novo veículo de mídia associa a produção independente de leitores, blogueiros e jornalistas à tecnologia da informação, criando assim uma plataforma de informação inteiramente gerida pelos próprios usuários, que publicam e promovem o conteúdo do site.
“Pensamos em um sistema que pudesse dar aos leitores o melhor conteúdo, bem como as informações que mais interessam a cada um”, afirmou Ronaldo Lopes Coelho, um dos fundadores do projeto. O novo jornal parece um híbrido de rede social e os conhecidos agregadores de notícia, porém as coincidências terminam aí. Uma vez realizado o login, o site oferece não apenas uma conta pessoal ao usuário, mas a chance deste poder criar seu próprio caderno de notícias, assinar os conteúdos desejados, classificar os textos, seguir outros “jornalistas”, conversar com os demais usuários, compartilhar o que foi publicado, entre outras ações interessantes.
Criado em 2013 por quatro estudantes da Universidade de São Paulo, o Galgo Rex passou dois anos em desenvolvimento, “Nas horas vagas, aquelas que tínhamos além das aulas e do trabalho normal de cada um, sentávamos e nos reuníamos para trabalhar e decidir como o site vai funcionar”, disse Ricardo Augusto Fernandes, programador e também um dos sócios. “Queríamos dar às pessoas a chance de terem um feed de notícias extremamente relevante, por isso fizemos o Galgo Rex”, completou.
Nesse meio tempo foram lançadas iniciativas como o jornal digital sul-coreano Oh! My News! e o norte-americano Sulia, que possuem estruturas bem diferentes do site de notícias brasileiro: este tem como célula editorial os cadernos e, no futuro, pretende aumentar ainda mais o poder de colaboração entre os usuários. A ideia por traz da empresa é gerar uma rede de notícias que conte com milhares de colaboradores, espalhados por todo o país e, de celular nas mãos, sempre prontos para escrever e dar o “furo”. “Estamos buscando algo além do jornalismo de opinião”, disse Ronaldo, “queremos também ser o primeiro a relatar os acontecimentos”. O símbolo do jornal é o peculiar cachorro de corrida da raça Galgo: magro, elegante e veloz, bem no estilo do jornalismo (e de toda a comunicação) desse século que se inicia.
FONTE: release do Galgo Rex
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *