Midializado

Por eventos de Social Media mais especializados

Aqui vai um semi-desabafo:
Já vimos por aí tantos eventos sobre Social Media no Brasil que fica difícil até de listar. Entretanto, após os meados de 2009, começa-se a questionar se a maioria desses estão acompanhando os movimentos dentro da área. Minha resposta é: não.

E, pensando nas razões para minha resposta, até eu fico confuso. Será que a “culpa” é do público, de se contentar com conteúdos mais superficiais (ou introdutórios), pois está começando a ter contato com área? Ou será que é o mercado brasileiro, que ainda está aprendendo a importância do Social Media? Ou é a soma dos dois, já que uma coisa está ligada a outra?

O problema é que, enquanto cresce um interesse do público leigo e do interesse do mercado, há um público que já está na estrada há algum tempo, aqueles que acompanharam os primeiros movimentos, o surgimento do termo web 2.0, etc. Aqueles que já entendem a importância, mas que procuram por conteúdos mais profundos, mais discussões e menos “como fazer (um blog de sucesso)“. Aqueles que, depois de dois anos presenciando esses eventos, começa a sentir que é sempre o “mais do mesmo“. E vou te dizer o que acho: esse público cresce mais do que o leigo.
Digo isso porque o Brasil tem um cenário bem bacana dentro do Social. Mashable, o veículo mais importante dentro da área, olha com bons olhos para cá, realizando eventos como o Social Media Day e o recente Rio+Social (que eu tive o prazer de presenciar). E percebo também um crescimento de bons profissionais e pensadores dentro da área, que agregam muito conteúdo. Mas aonde tem espaço para esses caras mostrarem o que sabem e aprenderam? Essa é a questão, já que o que eles tem para passar é acima do que os leigos podem entender.
Qual a solução? Na minha visão, Social Media deveria começar a pensar em eventos focados, especializados. Presenciamos um movimento semelhante com a área de Web Analytics, que hoje conta com excelentes eventos focados em áreas específicas, como Métricas e E-Commerce. Para mim, é a melhor solução. Talvez o primeiro grande passo foi com o Call2Social, evento focado em monitoramento em Social Media. Eu pessoalmente achei muito bom. Outro caminho é realizar palcos específicos para cada tema. Nisso, um bom exemplo foi a última edição do Intercon, aonde haviam quatro palcos, cada um focado em um assunto. Por que não fazer isso com os eventos de Social?
Mas, até lá, vou usando os eventos mais para conhecer pessoas que só conheço online, no famoso networking. O conteúdo vai ficando em segundo plano.
obs: post inspirado em uma conversa no grupo do Facebook chamado “repórter da internet”.
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