Midializado

Social TV e o impacto no Search

Acredito que, para quem acompanha o blog há algum tempo, já percebeu que eu gosto de estudar consumo integrado de mídias, principalmente entre TV e mídias sociais. Nessa semana, li dois posts que mostram dados sobre o impacto de evento offline (entende-se TV) nas buscas do Google.
Era de fácil suposição que não eram apenas as mídias sociais que eram impactadas, mas nunca havia visto uma pesquisa sobre Search nesse sentido. O Google lançou alguns dados sobre o volume de buscas pelo seriado GCB, que foi divulgado durante a cerimônia do Oscar 2012. O mais interessante do gráfico é entender que os dispositivos mobile possuem grande destaque nessas buscas.

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Ou seja, enquanto a propaganda era transmitida (ou um pouco depois de ser visualizada), o público ia buscar mais informações no Google. Aqui surge uma oportunidade para as campanhas (e até mesmo para o SEO) de entender como esse comportamento pode ser aproveitado.
Até mesmo porque, em uma pesquisa lançada pelo próprio Google, o uso do smartphone juntamente com outras mídias é evidente nos países desenvolvidos.

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Além disso, a TV é o principal motivador de interesse em buscar no Google sobre o que se assistiu.

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Acredito que, no Brasil, os resultados sejam semelhantes, principalmente por conta da grande expansão de smartphones atualmente. São os novos comportamentos do público, que buscam pesquisar e entender sobre o produto/marca antes de tomar uma decisão.

Na próxima semana, irei postar sobre o Consumer Decision Journey da McKinsey, que aborda justamente o processo de decisão de compra do consumidor nesses tempos de internet e mídias sociais.

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