Midializado

Pen tool ou Varinha Mágica?

Você ai que mexe com photoshop e recorte de imagens, por acaso você já se pegou pensando nessa pergunta? Eu já! E pelo menos pra mim a varinha mágica sempre era a primeira opção, por ser mais rápida e mais fácil de usar na hora de recortar uma imagem com fundo branco ou mesmo trocar o fundo de uma foto…


Bom, para quem não conhece, aqui vai!

O primeiro item circulado é a ferramenta varinha mágica e o segundo item é o da pen tool ou ferramenta caneta. Agora, qual a grande diferença? Muito bem, vou exemplificar com uma pequena história: um tempo atrás meu chefe de um jornal onde trabalhava pediu para eu recortar uma imagem para colocarmos na capa do jornal. Até ai tudo bem. Recortei a foto e enviei a ele. Uns 15 minutos depois ele me chama na mesa dele me mostra duas imagens uma com o recorte todo serrilhado e com pequenos defeitos e outro com o recorte suave e arredondado, como nas imagens abaixo (exemplo meio grosseiro, ok?):


Exemplo 01: Perceba que há uma borda mais escura e serrilhada no contorno da camiseta. Essa seleção foi feita com a Varinha mágica.


Exemplo 02: Veja que o contorno está muito mais suave e mais preciso. Essa seleção foi feita com a pen tool.


Depois me disse que a imagem serrilhada era minha e a suave era dele. Na hora não sabia nem onde enfiar a cara, mas meu chefe me explicou a diferença entre as duas ferramentas e passei a usar só a pen tool. No começo foi bem dificil, pois ela exige um pouco de prática ( mesmo hoje, acho que ainda não dominei a ferramenta) e muita paciência.


Basicamente a ferramenta caneta (pen tool) é uma muito mais precisa pois mexe com formas vetoriais, então você tem muito mais controle do que está (ou não) selecionado, ou seja, você pode fazer uma simples forma (como um quadrado) ou mesmo contornar uma mão de um individuo qualquer em uma foto. A varinha mágica por sua vez, faz a seleção automaticamente de uma área colorida, por exemplo, uma pétala vermelha de uma flor. Contudo, como ela se baseia na seleção de pixels vizinhos semelhantes, nem sempre a seleção fica exatamente como imaginamos, por isso gaste um tempo a mais para dominar a pen tool. Com certeza você não vai se arrepender.




Minha ideia inicialmente era fazer um tutorial básico sobre o uso da pen tool. Contudo, pesquisando na internet encontrei este tutorial absurdo de bom e didático do site Tutoriart , que explica através de um artigo muito bem estruturado, tudo que você precisa saber sobre a pen tool.
Você encontra o artigo na íntegra neste link: Aprendendo a Usar a Pen Tool (Caneta) do Photoshop


Enfim, por hoje é isso! Espero que tenham gostado!
Até o próximo post!








Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com
Sair da versão mobile