Midializado

Perfil Tecnográfico Social

No post sobre o principal conceito do livro “Groundswell”, de Charlene Li e Josh Bernoff, eu expliquei apenas a essência da idéia. Agora, irei desdobrar isso para uma das três principais vertentes: pessoas.

Basicamente, na internet, existem seis perfis de pessoas na relação com o conteúdo: Criadores, Críticos, Colecionadores, Participantes, Espectadores e Inativos.

Criadores são aqueles que: publicam blogs, criam sites, fazem upload de vídeos/podcasts, enfim, aqueles que produzem conteúdo.

Críticos são aqueles que comentam em blogs/fóruns, avaliam produtos/serviços, escreve em artigos wiki, ou seja, trabalham em cima do que já está feito, servindo como “comentaristas”.

Colecionadores são aqueles que utilizam feeds RSS, usam serviços de tagueamento e “favoritos” (Delicious, Digg e StumbleUpon), ou seja, relacionam-se com o conteúdo com a finalidade de “conserva-lo” e arquiva-lo.

Participantes são os que mantém um perfil em redes sociais (ou Second Life) ou frequentam salas de bate-papo. Basicamente, são as pessoas que buscam se relacionar com outras.

Espectadores são os que apenas lêem blogs, assistem vídeos, ouvem podcasts, enfim, os que apenas consomem conteúdo sem interagir.

Inativos são os que apenas utilizam a Internet como meio de comunicação estritamente pessoal, comparado ao uso de telefone por ex: apenas lê emails ou conversa via MSN/Skype.

Esse tipo de perfil é baseado na interação que a pessoa possui pelo menos uma vez por mês. Ou seja, se você, pelo menos uma vez por mês, fez uma das atividades listadas no perfil Criadores, você está inserido. Sendo assim, a maioria das pessoas possuem praticamente todos os perfis, mas se deve observar qual é o mais relevante/adequado para se determinar o perfil de cada uma.

Apesar de realizar praticamente todos os requisitos dos perfis, eu estou pendendo mais para o Espectador, já que leio muitos blogs e tweets por dia, mas interajo e produzo menos.

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