Como medir resultados de campanhas publicitárias na Web – parte 2 – Facebook e Blogs

Continuando o post sobre Mensuração de Resultados, agora vou falar sobre algumas métricas interessantes para Blogs e Facebook.

Em Blogs, precisamos levar em consideração que o esforço para se postar em Blogs é muito maior do que se faz para Twitter e Facebook. É algo para se refletir: se eu resolvo fazer um post no meu blog sobre as impressões de um produto, é porque realmente quero falar sobre isso. Não é uma impressão momentânea/impulsiva (Twitter) ou algo que quero demonstrar apenas para meus amigos (Facebook). Por isso que eu acredito que um post de Blog tem um valor muito maior, em termos qualitativos e estratégicos, do que um tweet.

Não estou dizendo que devemos simplesmente partir para o quantitativo em Twitter. Mas eu digo que o Twitter, por ser uma ferramenta rápida e momentânea, devemos considerar que, muitas vezes, os tweets são gerados pelo estado emocional do usuário. Pense: quando você está muito bravo porque seu banco ou operadora de celular deu pau, aonde você vai descontar sua raiva? No Twitter. Mas agora, se você está realmente muito bravo porque você tentou, de todas as formas, solucionar seu problema, mas não te atenderam de forma alguma, aonde você vai demonstrar sua irritação? Em Blogs (vide um exemplo recente aqui). Ou seja, mesmo que você não esteja contente com sua operadora de celular, só se ela realmente te fazer gastar muito tempo ou se te der um grande problema que você vai postar em um blog.

Dá para falar muito sobre o tema, já que a relação Twitter x Blogs é algo, ao meu ver, fascinante. É como se fosse falar sobre dois canais que se comunicam, mas possuem diferentes formas e conteúdos. Mas deixo para um post futuro. Agora, sabendo dessa premissa colocada nos primeiros parágrafos, uma métrica a se pensar para Blogs é citações em outros posts. Basicamente, essa métrica apresenta a disseminação que um post teve dentro da blogosfera. Isso é importante, pois aí podemos determinar se o post atingiu a repercussão esperada ou não. Para se conseguir essa métrica, recomendo utilizar o Google Blog Search, através da Pesquisa Avançada.

É difícil falar de KPIs para Blogs porque, como falei acima, é um canal que visa muito o qualitativo. Por isso que é um universo que tem muito potencial, não só para saber sobre a marca, mas também para buscar tendências e realizar pesquisas de cunho estratégico (=pesquisa de mercado).

Já no Facebook, temos outro canal que possui formas e conteúdos interessantes para qualquer análise, principalmente depois do lançamento do Facebook Insights (aliás, ótima análise do site MestreSEO aqui). O Insights busca mais se focar nos KPIs relacionados ao desempenho da fan page da marca. É praticamente um Web Analytics do Facebook: dados segmentados por idade, por gênero, geográficos, além de detalhamentos de interações, como comentários e “likes”(botão Curtir), divididos por tempo. Acredito que os mais interessantes sejam esses últimos, já que, assim como o Twitter, identificamos os conteúdos que mais atraíram engajamento dos usuários. Como fiz nesse post, novamente aviso sobre o potencial do botão “Curtir”, que transforma uma métrica qualitativa (aprovação do conteúdo) em quantitativa (volume de pessoas que gostaram do conteúdo).

Recentemente, a busca por conteúdo do Facebook também se aperfeiçoou, permitindo buscarmos por termos em posts em Português. Ferramentas de monitoramento em mídias sociais, como o Scup, já conseguem fazer essa distinção e apresentam resultados satisfatórios. Mesmo ainda não estando a nível de Orkut em penetração, a cada mês o Facebook ganha milhares de adeptos no Brasil, então é bom ficarmos de olho no conteúdo que começa a ser disseminado dentro dessa rede.

No próximo post, falo sobre Youtube e Orkut. Até mais!

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