Um dashboard (painel) de monitoramento em mídias sociais

Acredito que muitas pessoas que leem o blog nunca devem ter visto um dashboard (=painel) de uma ferramenta de monitoramento em mídias sociais. Por isso, nesse post, trago um printscreen do painel do Scup, ferramenta brasileira da Direct Labs.

Nesse painel do Scup, o primeiro gráfico chamamos de gráfico de Trending, ou seja, gráfico de desempenho diário. Nele, temos a divisão entre o volume total coletado (em azul) e os volumes por sentimento (neutro, positivo e negativo). O gráfico em círculo é a participação de cada sentimento no buzz. E, finalmente, o gráfico em barras é o volume total por dia da semana.
Esses são os painéis principais, mas tem vários outros dentro da ferramenta. O que me interessa aqui é mostrar que esses três painéis são os básicos que praticamente 99% de todas ferramentas terão.
Bom, agora vamos para a parte legal. Irei mostrar alguns insights possíveis que podemos tirar vendo apenas esses três painéis. 
Conforme eu já havia falado antes em um post, em qualquer análise em Web você deve considerar o contexto e, principalmente, os elementos offline. Olhando para o painel de trending, percebemos que houve quatro picos de buzz nos dias 2, 6, 8 e 15 de dezembro. E nos quatro picos tivemos um aumento maior nos posts neutros.
Geralmente, em caso de marcas grandes ou médias, um pico de buzz com crescimento de posts neutros são notícias mencionando a marca. Em muitos casos, são notícias de lançamento de campanha, anúncio de patrocínio em algum evento, etc. Quando o pico vem acompanhado de um crescimento de posts negativos ou positivos, geralmente são comentários sobre alguma propaganda, tanto na televisão ou na internet. Nos dois casos, tendo esse insight à vista, é só investigar melhor e ver qual é o motivo dos picos.
O gráfico de círculo é muito importante para sabermos a receptividade das ações da marca em determinados períodos. Por exemplo, no nosso caso, entre os dias 1 e 16, o desempenho foi neutro, ou seja, reforço da marca. Podemos concluir que, provavelmente, foi época de lançamento de alguma campanha ou propaganda, sendo que essa foi noticiada pelos canais informativos. Se for o caso, provavelmente depois desse período começarão os comentários das pessoas sobre essa campanha.
No gráfico de barras, podemos perceber se a marca é associada ao cotidiano ou aos fins de semana. Também podemos perceber quando foram as inserções das propagandas. No gráfico, percebemos que quarta e quinta foram os dias com maiores concentrações. Os dias 2, 8 e 15 caem justamente nesses dias da semana. Ou seja, provavelmente, as propagandas foram inseridas nesses dias ou tiveram maior exposição.
Bom, vocês perceberam que, quanto maior detalhamento das informações, melhores insights surgem. Então, ter uma boa visualização das informações traz muitos resultados e idéias que podem ajudar na análise.
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