Data Visualization – a formação de dashboards

Hoje, por conta do clima natalino e de fim de ano, o post será mais audiovisual do que textual.  Ainda fazendo um gancho com meu post sobre exemplos de dashboard, nesse post irei apresentar algumas idéias e novidades no campo de Visualização de Dados (=Data Visualization).


Um dashboard nada mais é do que uma visualização de dados ou informações (obs: informação é um dado processado). Só que sempre pensamos que um dashboard é apenas um gráfico bem feito. Não é verdade.

Um dashboard é qualquer forma de visualização. Gráfico é o mais comum, mas mesmo sendo gráfico, podemos ter diversos tipos e formas. Na realidade, ao meu ver, dashboard nunca deve ser estático. Ele deve ser flexível, dinâmico e, o mais importante, de claro entendimento.

Sendo assim, separei alguns exemplos interessantes de Data Visualization. Estão em ordem de importância, para caso você não queira ver todos. Mas, antes disso, recomendo que você leia meu post sobre a importância do Business Intelligence para a análise de Buzz no blog da Direct Performance, pois lá explico a importância de ter os dados e as informações organizadas e disponíveis para análise.

Qwiki (www.qwiki.com)

Essa ferramenta foi apresentada no TechCrunch (fonte: Brainstorm9) e promete revolucionar a forma como fazemos as buscas por informações. Eu já criei uma conta no site e por enquanto ainda não descobri direito como é a dinâmica de coleta e processamento dos dados, mas é surpreendente. Veja o vídeo e depois entre no site.


Qwiki at TechCrunch Disrupt from Qwiki on Vimeo.

A apresentação de David McCandless no TedTalks.

David McCandless faz uma verdadeira aula sobre análise horizontal e formas de visualização de dados. E mostra que as informações estão disponíveis. Basta pensar na melhor forma de visualizá-las. Com certeza são 18 minutos que mudam nossa forma de ver o mundo. Disponível para download e com legendas em Português.

Kuchera-Morin apresenta a AlloSphere no TedTalks.

JoAnn Kuchera-Morin mostra uma nova forma de visualizar dados científicos, utilizando outros sentidos além da visão. É bem curto, com seis minutos e com legendas em Português.

É isso. Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos!

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *