Exposição na Web

Depois de algum tempo fora, voltei pra falar de um tópico que já cheguei a comentar anteriormente no post sobre a oficina com o Gabriel Ishida durante o FEIA XI que é a importância da exposição dentro da internet, algo que vejo cada vez mais como uma ótima ferramenta de aprendizado e troca de experiências.

Quando falo exposição, quero dizer realmente jogar seu trabalho por ai na web sem medo de ser feliz e pedir críticas sobre suas fotografias, sites, anúncios, postres, textos…enfim, qualquer produto (claro, não vá colocar tudo no site em alta resolução, pronto pra qualquer um se apropriar do seu conteúdo! Tem gente mal intencionada por ai).

Dedique um pouco do seu tempo para buscar algum site ou ferramenta que te agrade, seja ela deviantart, flickr ou behance network e procure áreas que permitem exibição de trabalhos e jogue seus trabalhos na roda. Além disso, comente em outros trabalhos. Como assim?

Oras, gostou de uma fotografia ou um pôster específico. Dê sua opinião sincera ( e construtiva, ok?) sobre o trabalho de outra pessoa. Você pode ajudá-la a perceber algo que ela não tinha visto e assim encorajá-la a melhorar cada vez mais.

Ah, mas eu não posso comentar ou criticar o trabalho de alguém que tem muito mais experiência do que eu!

Mentira! Pode e deve! Pergunte como ela chegou naquele resultado ou como aquele efeito foi realizado. Você pode se surpreender com o resultado e garanto que sempre aprenderá alguma coisa nova para sua formação e sua experiência.

Outra dica importante: veja referências sempre! Dê uma passada mesmo que rápida por blogs que você gosta e de outros profissionais que você admira. Veja o que “está na moda” e o que está sendo feito pela internet. Também é uma ótima maneira de aprender.

Lógico, prepare-se para o outro lado da moeda. Da mesma forma que você critica o trabalho dos outros, seu trabalho também será criticado. Por experiência própria, leia atentamente cada crítica ao seu trabalho. Não pense logo de cara “Ah, ela não sabe o que está falando” e realmente veja e entenda o que a pessoa quis dizer. Entre em contato com quem lhe criticou, de repente você pode inclusive fazer algum contato profissional para a troca de experiências

Opiniões que não a da sua mãe e amigos, ou seja, de pessoas que não te conhecem mas que trabalham na mesma área são extremamente importantes para o crescimento profissional e pessoal. A princípio, pode parecer um pouco complicado mas a longo prazo é uma ótima maneira de aprender, conhecer gente diferente e ainda ficar conhecido por aí. Afinal, promover seu trabalho por ai é sempre bom.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *