Midializado

Criando uma marca d’água

Entrando um pouco no espírito da oficina no FEIA 11 na Unicamp semana que vem. Hoje vou ensinar um método rápido, simples e prático de criar uma marca d’água para proteger seu trabalho na web.

Algumas pessoas não vêem tanta necessidade em sair aplicando marca d’água em tudo quanto é lugar, mas acredito que é uma maneira rápida de proteger seu trabalho (infelizmente tem gente ruim por ai) e que não afeta tanto a visualização final do arquivo.

Para este rápido tutorial eu vou usar apenas o photoshop e a ferramenta de texto. Bom, vamos começar.

1) Vamos criar um arquivo novo. O tamanho não importa muito. O importante é manter o fundo da figura transparente. Abaixo você pode ver a configuração do arquivo:

2) Agora que já temos o arquivo inicial, com a ferramenta de texto escreva o que você quiser para sua marca d’água. A cor não é importante.

3) Depois, com o texto escrito, vá na palheta de layers e clique duas vezes em cima da camada com o texto para abrir a caixa de “Layer Style” ou estilo de camadas. Se preferir, você também pode ir no menu Layer -> Layer Style. Em seguida, você deve ver algo parecido com isso:

4) Com essa caixa aberta, vê a opção de “fill opacity”? Ao invés de 100%, deixe-a em 0%.

5) Mas sumiu tudo? De que adianta? Calma, que ainda não terminou. Agora, nessa mesma caixa clique na opção Drop Shadow (mas em cima do nome, não no quadradinho, ok?) e configure a sombra do jeito que achar melhor. Embaixo eu coloquei o jeito que mais gosto de fazer:
6) Muito bem! Estamos quase lá. Feito isso, sua marca d’água deve ficar mais ou menos assim:
7) Antes de finalizar tenha a certeza de que salvou sua marca d’água no formato psd ou qualquer outro que mantenha a transparência para que você possa copiar, arrastar e colar sua marca d’água para qualquer outro arquivo. Abaixo segue uma foto minha com a marca d’água que acabamos de criar:
Uma dica é depois de pronta, jogue-a em uma foto qualquer e veja qual o resultado. A marca d’água deve ficar bem suave, porém legível.

E é isso. Vocês acabam de aprender em menos de 10 passos, como criar uma marca d’água para suas fotos, desenhos ou qualquer outro trabalho que esteja na web.

Espero vocês na oficina de Publicação de trabalhos na web com o Gabriel Ishida, dia 06, quarta-feira no FEIA 11 na Unicamp. Até lá!
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com
Sair da versão mobile