Midializado

Ampliando a resolução de uma imagem

Semana passada, falei um pouco sobre os sistemas RGB e CMYK e suas diferenças, além de um pouco sobre resolução e dpi. Recapitulando um pouco antes de começarmos o post de hoje, temos que ter sempre em mente que o sistema RGB é usado, predominantemente em aparelhos eletrônicos, como a tela do seu computador e o sistema CMYK é sempre utilizado para impressões gráficas, seja ela uma revista ou um jornal. Além disso, vimos também que a resolução ideal para atela de computador é de 72 dpi e que para impressão, o ideal é que seja de 200 dpi ou mais. O que nos leva a pergunta que encerrou o post da semana passada: eu posso aumentar a resolução de uma foto ou ilustração infinitamente?

A resposta é não. Isso pelo simples motivo de que uma imagem é formada por pequenos pontos, também chamados de pixels e a medida que vamos ampliando a imagem, esses pontos vão sofrendo distorções, alterando assim a qualidade final da imagem. Ah, quer dizer então que eu não tem jeito de ampliar uma imagem no computador? Tem sim e é isso que vamos dar uma olhada hoje.


Esse “tutorial”, vai ser todo feito no Adobe Photoshop. Caso não tenha photoshop, não se preocupe, o princípio é o mesmo para qualquer programa que você esteja usando.

Então vamos lá, para este tutorial, a imagem não importa muito, o que importa mais são os valores, por isso com a imagem aberta no photoshop, vamos dar uma olhada na janela de tamanho. Para isso vá em IMAGEM -> TAMANHO DA IMAGEM. Em seguida, você deve ver algo parecido com isso:


Na parte superior da janela, temos as dimensões da imagem em pixels (seta vermelha) e na parte de baixo temos as dimensões da imagem em centímetros, além da resolução, que está em 72 dpi (seta verde). É importante que você mantenha as opções na parte inferior da janela (seta azul), sempre ligadas, pois elas garantem que a imagem continue na proporção caso aumente ou diminua.


Antes de passarmos ao que interessa, é importante lembra de que qualquer alteração proporção da imagem, altera a qualidade final dela, por isso o ideal é que você aumente algo entre 10% e 20% da resolução ou do tamanho original, porque assim perda de qualidade é mínima. Como assim? Na foto que estamos usando, que tem 72 dpi, podemos aumentá-la até 86 dpi OU aumentar seu tamanho de16,93 x 22,58 para 20,32 x 27,09. Feito isso, você ainda pode habilitar esta opção:



Dessa forma, o programa amplia a imagem, tentando ao máximo preservar a qualidade final da mesma.

No caso de diminuir a imagem, você não precisa se preocupar, pois as alterações são mínimas. Mas eu posso diminuir e aumentar a imagem depois? Não! Só se for no CTRL + Z mesmo.

E é isso, um jeito simples e rápido (e seguro!) de ampliar suas imagens sem danificá-las demais.

No próximo post, vou falar ainda sobre imagens, só que desta vez sobre as diferenças de imagens vetorizadas e imagens bitmap.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com
Sair da versão mobile