Internet via rede elétrica

Desde semana passada já começou a operar a internet via rede elétrica no Brasil. Funcionando em apenas três bairros da cidade de São Paulo e oferecido pela operadora Intelig, começa-se a traçar um novo panorama no cenário do acesso à internet brasileira.

Veja a notícia aqui.

Um novo panorama pois agora prevejo que a nossa banda larga, uma das mais caras no mundo, pode mudar essa característica. O plano básico da Intelig já se posiciona como a opção mais vantajosa no mercado paulista (=Virtua e Speedy). A tendência é, com o aumento da área de alcance, continue nessa faixa de preço ou que, pelo menos, possa bater de frente com as duas companhias de internet via cabo, oferecendo uma concorrência perigosa a ambas.

Ainda por cima, penso que agora o Plano Banda Larga ganha uma nova força de ação, já que, convenhamos, é mais fácil acessar a internet via rede elétrica do que produzir e investir em cabeamento (ou reuso desses). Além disso, penso também que o acesso via mobile acabe se barateando junto com o acesso doméstico.

Por enquanto, uma das grandes desvantagens da internet via rede elétrica é a exigência de fiações mais novas. Uma casa com fiação velha pode não suportar a banda que será necessária. Outro problema é com os celulares. Há a possibilidade de existir interferências da internet nos celulares, podendo deixá-los mudos.

Ah, e claro, nada como se espantar com um ressurgimento da Intelig, agora sendo pioneira nessa tecnologia que, ao meu ver, será uma catalisadora da transformação social que a internet traz (e trará) para nossa sociedade.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *