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Como precificar seu serviço de monitoramento e métricas

By Gabriel Ishida , In , , ,

É uma dúvida recorrente de todo profissional da área. Como podemos precificar nossos serviços para freelas ou consultorias?

Posso dizer, com certa experiência, que não é fácil precificar mesmo. Com o tempo, você acaba tendo alguns parâmetros, principalmente de outros colegas de área e agências. Além disso, você também acaba ficando mais ciente dos gastos envolvidos: impostos de emissão de nota fiscal, deslocamento, tempo gasto em reuniões, etc.

Sendo assim, apesar de ter muitas variáveis, vou passar alguns parâmetros de valores que eu vejo por aí (vale frisar que é o que eu vejo como média) para diversos escopos. E falando nisso, esse é o primeiro ponto.


TIPOS DE ESCOPOS


Apenas para esclarecer: entendo escopo como as condições e as funções do seu trabalho. Por exemplo: se meu escopo é analisar uma fanpage e o cliente pede para desenvolver um aplicativo, isso não está no meu escopo. Sendo assim, podemos dizer que temos diversas combinações de escopos dentro da nossa área.

FERRAMENTAS

Aqui o ponto é se você precisa contratar ou configurar a ferramenta de monitoramento e/ou métricas. Na maior parte dos casos, o contratante já tem uma ferramenta e te dá o acesso, contudo, você tem que configurar para a coleta dos dados. Se você tem que contratar a ferramenta, embuta o preço total no seu fee, mais um percentual (uns 10% do valor da ferramenta) como comissão pelo fato de você ter que fazer todo o processo burocrático de contratação. Se tiver que configurar, coloque horas de manutenção e configuração da ferramenta (geralmente estimo entre 6h e 10h por mês para isso).

CLASSIFICAÇÃO DE MENÇÕES

Em trabalhos de monitoramento, a maioria das vezes temos que classificar as menções coletadas, pelo menos em sentimento. Pessoalmente (e vale frisar isso), costumo colocar que classifico 1.000 menções (com sentimento) em um dia útil (8 horas). Aqui estou incluindo desde tweets e comentários de Facebook até vídeos e posts de blogs. Claro que se a base tiver só comentários de Facebook, classificaria muito mais. Mas para efeitos de comparação, uso esse parâmetro. 

Para cobrar essa tarefa, você pode estimar as horas de classificação (e usar esse meu parâmetro) ou cobrar por menção classificada. Eu geralmente uso esse último e tenho o parâmetro de um grupo de freelancers que prestava serviço onde eu trabalhava: R$ 0,50 por menção classificada. Eles eram bem treinados e classificavam muitas menções por dia, ou seja, são o topo da cadeia de qualidade. Sendo assim, eu avalio a complexidade da classificação para determinar um preço por menção, sendo abaixo desse valor (ou próximo, dependendo da dificuldade). Há casos também que o cliente já te dá a base classificada, então, você não cobraria por isso (no máximo, algumas horas de validação da base).

Ponto importante: determine uma amostra (ou um teto) de menções a serem classificadas. Mesmo que venham poucas menções, é bom deixar claro qual é o seu limite até para que o cliente saiba o máximo que irá pagar.

RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO

Primeiro de tudo, temos alguns tipos de relatórios: diários, semanais, mensais e pontuais (campanhas, crise, assuntos específicos, etc). Não se iluda: relatórios diários gastam mais tempo do que um relatório mensal, se olhar as horas gastas no mês. 
O mais difícil é estipular preços para relatórios pontuais, mas recomendo tomar como parâmetro as horas gastas em relatórios mensais ou semanais para determinar.
Como parâmetro de preços e considerando apenas relatórios (sem horas de ferramenta e classificação) e apenas a própria marca:

  • Relatórios diários + um relatório mensal + sem relatórios pontuais: R$ 8.000 / mês em uma agência média.
  • Apenas relatórios diários (alertas do monitoramento): R$ 6.000 / mês em uma agência média.
  • Apenas relatórios mensais: R$ 5.000 / mês em uma agência média.

Para calcular quanto sairia um relatório pontual, basta dividir o valor por hora e determinar o preço.

Vale destacar que se tiver que monitorar concorrentes, tem que acrescentar mais tempo de análise, além de tempo de classificação. Como noção de valores considerando apenas relatórios:

  • +1 concorrente, relatórios diários + relatório mensal + sem relatórios pontuais: R$ 12.000 / mês em uma agência média.
  • +2 concorrentes, relatórios diários + relatório mensal + sem relatórios pontuais: R$ 15.000 / mês em uma agência média
  • +2 concorrentes, apenas relatórios mensais: R$ 8.000 / mês em agência média.

Outro ponto de atenção é o formato das entregas. Relatórios serem em PPT é o padrão, mas demoram mais tempo. Geralmente, eu acerto relatórios diários em corpo de e-mail, semanais em Excel e mensais ou pontuais em PPT.

Por último, sempre balanceie o preço de acordo com o objetivo da entrega. Análises gerais de marca e concorrentes obviamente demoram mais do que análises de campanhas, crises ou assuntos pontuais. Tendo isso definido no escopo, fica mais fácil na hora de dar negativa a pedido do cliente.

JABÁ: se quiser aprender mais sobre monitoramento, tem nosso curso presencial no Atlas e curso online no Quero Ser Social Media.

RELATÓRIOS DE MÉTRICAS

Quando se trata de métricas, o trabalho costuma ser menor do que de monitoramento. Analisar fanpages, perfis de Instagram ou desempenho de vídeos no Youtube, na maioria das vezes, acaba tomando menos tempo. O segredo aqui é delimitar quantos perfis se deve analisar e a periodicidade das entregas.
Para efeitos de parâmetro e considerando apenas relatórios (sem ferramentas):

  • 3 canais próprios da marca + relatórios semanais + relatório mensal: R$ 8.000 / mês em uma agência média
  • 12 canais (marca + concorrentes) + relatórios semanais (apenas da marca) + relatório mensal (marca + concorrentes): R$ 15.000 / mês em uma agência média
  • 12 canais (marca + concorrentes) + relatórios semanais (marca + concorrentes) + relatório mensal (marca + concorrentes): R$ 20.000 / mês em uma agência média

JABÁ: se quiser aprender mais sobre métricas, tem nosso curso presencial no Atlas e curso online no Quero Ser Social Media.

CONCLUSÕES


Os preços que passei, como disse, são médias e se referem a agências de médio porte. Se você é uma agência pequena ou um freelancer, vale considerar preços menores ou iguais. Além disso, há a variável tamanho do cliente: clientes menores possuem menos dados e, consequentemente, menos trabalho. Logo, cobra-se menos.
Sobre o preço hora/homem: vale você pegar esses preços que citei e dividir por horas (40 horas por semana e 160 horas por mês) para ter uma noção de quanto cobrar.

Quem tiver mais dúvidas, meu e-mail é gabriel@atlasmedialab.com.br e podem me mandar e-mail que eu tento ajudar o máximo possível.

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