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Post pessoal - Como aproveitar melhor seu tempo

By Gabriel Ishida , In , ,

A minha querida Lilian, há pouco tempo atrás, perguntou-me algo que eu sempre fui questionado, mas nunca tinha dado muita atenção: como você aproveita seu tempo? As pessoas que convivem comigo perguntam a mesma coisa. Elas fazem isso porque acreditam que eu leio muita coisa sobre minha área profissional, sobre coisas variadas e, ao mesmo tempo, ainda demonstro que tenho uma vida pessoal "saudável". Eu parei para pensar porque as pessoas pensam nisso e, principalmente, se faço algo que talvez ajude (ou passe essa impressão). Sendo assim, listei algumas coisas que eu acredito que podem ser dicas ou que podem simplesmente ser achismos.



1 - Configure seu browser para abrir as abas com seus sites e redes sociais.

Começarei com a parte de leitura. Tanto no laptop empresarial quanto no meu pessoal, eu configurei meu browser para abrir as seguintes abas: meu email, Facebook, Google Reader, Linkedin e Google+. Utilizo o Twitter com o Tweetdeck. Perceba que são todas fontes de informação. Eu acredito que criei um hábito de consumo justamente por configurar dessa forma. Abrindo a aba, eu já visualizo o que tem de novidade para ler. Para criar esse hábito, eu acho que faz uma enorme diferença já ter o site aberto para você ler do que abrir uma aba, digitar a URL e fazer o login.

2 - Escolha bem suas fontes de informação, sejam pessoas ou sites.

Basicamente, o que mais uso para me informar é o Google Reader, Twitter e o Facebook, nessa ordem. Google Reader é um agregador de RSS, ou seja, eu leio diversos blogs/sites nele. Isso é muito prático. Eu não preciso ficar entrando em cada um dos meus 47 sites cadastrados para saber o que tem de novo. Acho que o único site que leio sem ser no Google Reader é o Globo.com. E, na maioria das vezes, entro mais para ver se encontro notícias diferentes das que eu já li no Reader.
No Twitter, com exceção dos meus amigos, eu busco seguir perfis que postem conteúdo que me mantenha informado. Eu acompanho tudo que postam por conta do recurso de pop-up do Tweetdeck: cada tweet novo, o aplicativo abre um pop-up pequeno no canto da tela. Assim, eu não preciso parar completamente o que estou fazendo para ver se me interessa aquilo que twittaram. Já o Facebook, eu uso mais para ver coisas variadas, desde besteira até artigos políticos.
O ponto aqui é que eu busco escolher as fontes que eu acredito que vão me deixar mais informado em todos os aspectos. Os 47 sites do Google Reader são os sites que eu acho que atingem esse objetivo. Entretanto, é necessário, como eu já disse lá em cima, criar o hábito de ler tudo (ou pelo menos a maioria) que postam. Se você ver que não está dando conta, faça uma peneira e diminua o volume de sites escolhidos. O mesmo vale para o Twitter em relação aos perfis que você segue.

3 - Seja multitask. Utilize o CTRL + Tab com mais frequência. Consuma informação de várias fontes ao mesmo tempo, mas dê uma atenção maior a uma.

Isso é complicado, eu sei. Mas, pelo menos no meu caso, poupa-se muito tempo se você não se focar apenas em uma tarefa. Por exemplo, nesse momento, enquanto escrevo esse post, eu estou escutando uma música que me indicaram no Youtube, compartilhando uma imagem no Facebook, terminando de responder um email de rápida resposta, dando uma folheada numa revista e conversando com três pessoas no MSN. É muita coisa? Dá para fazer tudo direito? Veja: meu foco principal está na produção do post. A música do Youtube ganha minha atenção quando fico disperso. A imagem no Facebook é de rápida absorção e, com dois cliques, eu compartilho. O email é mais rápido ainda. A folheada na revista vai servir para que, quando eu for realmente lê-la, eu já saiba o que me interessou. E as pessoas no meu MSN não precisam que eu respondo imediatamente.
Outro exemplo: sempre que vou ouvir algum podcast ou algo que apenas o áudio interessa, eu busco ler o que está se passando no meu Google Reader. Nesse caso, eu dou uma olhada rápida e vejo quais conteúdos é de fácil absorção (geralmente são notícias curtas). Os posts grandes eu deixo para ler com mais atenção depois, pois a atenção principal está no podcast.
Outra coisa que ajuda nesse aspecto é utilizar duas telas. Ter dois monitores facilita muito para você consumir várias coisas ao mesmo tempo. Eu mesmo não uso, mas sempre que tenho acesso, eu sinto uma diferença enorme.

4 - Leia apenas os títulos e as chamadas. Aprofunde apenas no que você se interessa.

Isso ajuda bastante no aspecto multitasker. Tanto no Google Reader quanto no Twitter e no Facebook, eu só vou ler o conteúdo integral se o título (=chamada) do post me interessa. Na maioria das vezes, o próprio título já é o suficiente ou o conteúdo é curto e de fácil absorção. Faço isso porque, ao aprofundar no conteúdo, eu preciso dar uma atenção maior naquilo, já que é o que me interessou.

Um paralelo com o tempo gasto com coisas desinteressantes, interessantes e...sonhando acordado

5 - Durma bem. Busque ficar sem sono, ela atrapalha a atenção e a proatividade.

É banal, é fato. No meu caso, quando estou com sono, eu não consigo me concentrar direito para nada e tarefa que eu faço em dez minutos, eu faço em uma hora. Isso porque o sono vira em algo que divide minha atenção. Para resolver isso, ou eu tomo muito café e/ou Coca-Cola para me deixar atento ou, algo mais saudável, tenho uma boa noite de sono. Quem me conhece, sabe que, para eu ficar bem, eu preciso dormir, no mínimo, oito horas. Se tenho uma noite assim, eu fico mais ligado em tudo, principalmente para consumir informação. Além disso, não deixa eu perder o ritmo, principalmente o multitask.

Tentei mapear o que eu costumo fazer, mas devem ter mais coisas que eu não notei. Talvez o grande "truque" seja realmente ganhar o hábito, porque eu faço tudo isso de forma natural. Enfim, estou disponível para ajudar com o que eu vivencio, só me mandar email ou me mandar recado no Twitter.

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