Google+

Dica de software: Google SketchUp

By Marcos Singulano , In , , ,

Sempre que pensamos em softwares 3D, sempre lembramos do Maya ou do 3D Max. Essa semana me deparei com um software muito simples, básico, muito intuitivo e o melhor: Grátis.


Só pra contextualizar a história foi mais ou menos assim. Recebi um job na agência para criar um layout para um stand de uma feira de um determinado cliente. Maravilha. E ai? As versões anteriores foram feitas todas em corel e em um 3D muito mal feito. Muito bem. Eu e meu colega de trabalho pensamos bastante até que ele lembrou deste software: Google SketchUp.

Resolvemos baixar pra ver se o programa poderia solucionar nossos problemas e realmente solucionou. O Google SketchUp é um software básico de modelagem em 3D e possui uma interface muito simples para quem, assim como eu, nunca mexeu com modelagem 3D.

Através de formas básicas como quadrados e círculos você pode criar ambientes inteiros. Na versão FREE você ainda pode exportar todo seu trabalho nos formatos JPEG ou criar uma simulação em AVI para enviar para o cliente.

Ah, mas não é complicado? Não. No começo parece um pouco difícil, mas depois de alguns minutos de trabalho você realmente consegue domar o programa e tudo fica mais fácil.

Outro ponto muito interessante é que há uma biblioteca gratuita de modelos prontos como sofás, cadeiras, estantes e móveis em geral para você baixar e utilizar em seus projetos.

Por isso, recomendo a todos que tenham interesse em experimentar uma ferramenta de criação em 3D. Vale a pena e como já disse antes: é grátis (claro, tem a versão paga também, mas com a versão gratuita já dá pra fazer bastante coisa).

Abaixo está o modelo do stand que fizemos. Está bem simples, mas dá pra ter uma noção do resultado final que o software proporciona.

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...