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Economizando Tempo

By Marcos Singulano , In ,

Hoje vou falar um pouco sobre como economizar tempo em design e webdesign. Imagine o seguinte: você tem um blog ou site em que todas as imagens são em preto e branco, com um efeito que você achou interessante e um tamanho específico. Agora imagine ter que arrumar ou transformar as imagens uma por uma todos os dias. Parece complicado (e um saco), não?

Ai entra um recurso muito prático e fácil do Photoshop que é palheta de Actions. Esse recurso permite que você grave cada passo do tratamento de uma imagem para repeti-lo quando quiser.

Onde fica esse recurso? Caso a palheta Actions não esteja visível, vá em WINDOW -> Actions. Você vai ver algo assim:


Não se assuste com todas essas coisas escritas. Elas são ações padrões que já vem com o programa. Por hora, vamos ver o que faz o que (da direita para esquerda):


- Lixeira (seta amarela) : apaga qualquer ação. É só clicar no que você quer apagar e arrastar até a lixeira.

-Nova ação (seta vermelha) : como o próprio nome já diz, esse botão cria uma nova ação.

-Novo grupo (seta preta): Cria um novo grupo de ações. Recomendo esse recurso pois organiza toda sua área de trabalho e descomplica a sua vida.

-Play (seta azul escura): Executa a ação escolhida

-Record (seta verde): grava a ação (vamos ver como funciona isso, nao se preocupe)

-Stop (seta azul clara): interrompe a ação.

Agora que vimos como funciona tudo. Vou criar uma nova ação. Após clicar no ícone de novo, você deve ter algo parecido com isto:


Coloque o nome que quiser, por exemplo “fotos blog” ou qualquer outra coisa. No item “Set” você pode jogar essa ação dentro de uma pasta que você mesmo criou, do contrário o programa vai jogar ela dentro da pasta “Default actions” por padrão. No item “function key” você pode atribuir um atalho para essa ação e o item “color” não faz muita diferença então, não vamos mexer nele por hora.

Agora que já decidimos tudo, o que você precisa saber é o seguinte: o botão record é como uma câmera mesmo, pois ao clicarmos nele, o photoshop vai começar a memorizar todos os seus “passos”. Por exemplo: com a foto aberta (depois de clicar no botão "record") você troca o modo dela de RGB para Escala de Cinza, aplica um efeito de desfoque e limita seu tamanho de 400 para 200 pixels de largura. Pronto? Agora, lembra do botão de stop? Clique nele e pronto! sua ação foi gravada passo a passo.

Então, sempre quando abrir uma nova imagem é só clicar no nome da ação e clicar no botão de “Play” (a seta azul escura da imagem acima) e a ação será executada automaticamente exatamente como a anterior. Facilitando sua vida e economizando tempo.

Contudo, um cuidado que você deve tomar ao utilizar esse recurso é lembrar de programar uma ação mais ou menos padrão para suas imagens. Como assim? Aumentar o contraste de uma imagem em 20 pontos pode não funcionar em todo o resto. Então o ideal é que você programe uma ação “meio-termo” e faça ajustes adicionais no final.

Por hoje é só. Semana que vem vou trazer mais dicas sobre como economizar tempo no seu blog ou trabalho na web.

Qualquer critica, dúvida ou sugestão, siga-me no twitter: @marcossingulano

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