Google+

O momento da internet móvel?

By Gabriel Ishida , In

Muito bom esse artigo bem curto do Pedro Dória para sua coluna no Estadão.

Clique aqui e leia.

Destaco a segunda parte, que ele comenta sobre o futuro da internet.

Concordo que a internet móvel está se tornando mais evidente, mas será que em dois anos teremos essa mudança profunda (que todos terão acesso 3G)? Hoje, o custo de acesso dificulta o cidadão comum (como o pedreiro citado como exemplo) de acessar sequer via WAP. Para as camadas populares, não compensa pagar o acesso da internet via celular. E não acredito que, em dois anos, esses custos baixem tanto assim para as camadas populares.

E eu acho que é um choque bem significativo passarmos da comodidade visual dos monitores dos laptops e netbooks para a tela de celular. Mesmo os modelos mais avantajados, é difícil se acostumar com uma tela tão pequena para ver vídeos via streaming, por exemplo, ou outros recursos da web, principalmente para as camadas que, há pouco tempo, incluiam-se digitalmente e em rede. Apenas para textos é melhor em usabilidade.

Aposto também que, para dois anos, o acesso de internet nos automóveis seja outra atração para o mercado móvel de internet.

3 comentários:

barra/.ponto disse...

oi ishida, vim te deixar duas dicas:
a primeira é pra facilitar os comentários. vi o post na principal, cliquei, e vi o post completo, mas tive que clicar de novo pra comentar! ou vc não gosta de comentários demais?
a segunda é sobre os metadados no finzinho do post: ele me diz que horas o post foi pro ar, mas não quando. daí a informação fica meio inútil né?
passei seu blog prum serviço pré-alfa de leitura e discussão online, mas senti falta da data pra começar os testes... daí vim deixar as dicas. abraços.

17 de fevereiro de 2010 16:00
Gabriel Minoru disse...

valeu capi,

os comentários, antes, eram do jeito que vc falou. Houve alguma coisa no blogger que mudou para o que tá agora.

vou checar esse lance dos metadados. Acho importante mesmo (e não tinha reparado que faltava) a data do post.

17 de fevereiro de 2010 16:11
barra/.ponto disse...

agora comentando sobre o texto: os mp7* conectaram os motoboys de sampa à televisão digital e móvel. massa. mas isso não matou a tv da sala, né? nem vai. não espere que o tablet/smartphone mate o PC. são coisas diferentes.
mas em umas casas nós tinhamos "o" computador na sala. talvez isso se torne menos popular com os netbooks. mas os gamers ou videomakers vão sempre ter seu PC pros seus fins.

24 de fevereiro de 2010 19:44

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...